Criação do peixe guppy em aquário é muito popular entre os aquaristas, por conta deste ser um peixe ornamental muito bonito com formas e cores encantadoras.
Além disso, este pequeno peixe robusto é adaptável a vários tipos de hábitats. Além disso as cores vivas e chamativas, o macho da espécie possui uma longa cauda que balança conforme ele se movimenta pelo aquário.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre a criação do peixe guppy em aquário.
Este é um peixe que habita em águas de clima tropical e subtropical, com uma temperatura média e um ph mais alcalino. Encontrado em lagoas, ribeirões, rios e lagos de vários países de clima mais quente.
Licença para criação de peixe ornamental
A criação de peixes ornamentais exige do empresário o cumprimento de alguns requisitos legais, como licença ambiental e registro no Departamento de Aquicultura e Pesca.
Além disso, para a criação do peixe guppy em aquário também é necessário o registro no Conselho do Comércio e obter o CNPJ da empresa, além do alvará emitido pela prefeitura.
Criação do peixe guppy em aquário
Aquário
Para criar de forma adequado está espécie é necessário um aquário de 5 litros, porém, para abrigar duas fêmeas e dois macho será necessário um aquário com 8 a 19 litros de água.
Além disso, se o objetivo for a reproduzir a espécie, dê preferência ao aquário menor, porque isso facilitara com que o macho pegue a fêmea.
Parâmetros da água
– pH: Manter o pH da água entre 7.0 e 8.0;
– Temperatura: 18ºC a 28ºC;
Alimentação em aquário
O peixe guppy se alimenta de flocos, liofilizados, granulados. É importante alimenta-lo várias vezes durante o dia, sempre em pequenas porções.
Compatibilidade
É um peixe com o comportamento pacífico, porém ele pode provocar outros peixes mordendo a cauda deles. São peixes ativos que nadam bastante pelo aquário.
Além disso, uma dica importante sobre o comportamento deste peixe, é que se ele estiver quieto no fundo do aquário, pode ser que esteja doente.
Reprodução / Acasalamento
O peixe guppy é ovovíparo, isso quer dizer que seus óvulos são fecundados dentro do útero do peixe, diferente do que ocorre com outros peixes que tem os ovos fecundados depois de serem colocados em um lugar para o macho encontrar e fecundar.
Além disso, as fêmeas são eficazes no momento da reprodução. Elas escolhem o melhor momento para fertilizar seus óvulos, aguardando o melhor momento para que seus filhotes possam sobreviver.
Contudo, é recomendado por obstáculos no aquário para proteger os ovos, porque as fêmeas podem chegar a comê-los.