Bótia de Bengala (Botia dario) é um peixe de água doce da família Botiidae e da ordem Cypriniformes conhecido também como botia dario ou Bengal loach.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o bótia de bengala é uma espécie de peixe encontrada nas bacias de Brahmaputra e Ganges em Bangladesh , Butão e norte da Índia.
A espécie é uma ótima opção para aquários tropicais, cuidando rapidamente das populações de caracóis de pragas.
Os bótias de bengalas são onívoros e são alimentados com pastilhas que afundam, bem como bolachas de algas, também gostam de vegetais frescos, como pepino , abobrinha e alimentos congelados, como minhocas e artêmias.
Características do peixe do bótia de bengala
O bótia de bengala é um peixe que atinge cerca de 15,24 cm de comprimento, ele possui espinho suboculares afiado, móveis e normalmente ocultos em uma espécie de bolsa de pele, mas erigidos quando um indivíduo é estressado, por exemplo, se removido da água.
A espécie não apresentam escamas, sendo bastante sensível a produtos químicos adicionados na água, principalmente medicações.
Principais doenças do peixe bótia de bengala
O bótia de bengala é um peixe que não apresenta escamas, sendo bastante sensível a produtos químicos adicionados na água, principalmente medicações.
Além disso, ele é bastante propenso a doenças de pele, principalmente flagelados do gênero Spironucleus.
Habitat
Esta espécie de bótia habita em grande parte das drenagens dos rios Ganges e Brahmaputra no norte da Índia, Bangladesh e Butão.
Alimentação
Na natureza, o bótia de bengala se alimenta de moluscos aquáticos, insetos, vermes e outros invertebrados.
Onde encontrar o peixe bótia de bengala
O bótia de bengala é encontrado na Ásia, Índia e Bangladesh.
Criação do peixe bótia de bengala em aquário
Aquário mínimo
O tamanho do aquário deve ser de 100 cm comprimento X 40 cm largura com substrato arenoso e macio, evite substratos pontiagudos.
Além disso, as opções de decoração podem ser compostos por rochas lisas de seixo, além de raízes e galhos formando refúgios, é importante tampar bem o aquário, eventualmente podem saltar para fora.
Parâmetros da água
— pH: 6.0 a 7.6;
— Dureza: < 10;
— Temperatura: 23°C a 28°C;
Comportamento e compatibilidade
Esta espécie de peixe é pacífico e gregário, ele é formando hierarquias complexas e devem ser mantido em grupos de pelo menos 5 ou 6 espécimes, preferencialmente 10 ou mais.
Além disso, a espécie é bastante ativo, quando mantidos sozinho pode tornar-se retraídos ou agressivos em relação a peixes com formas e cores semelhantes, outros peixes de longas nadadeiras ou de movimentação muito lenta devem ser evitados.
Alimentação em aquário
Por ser um peixe onívoro, em aquário aceitará prontamente alimentos secos e congelados, forneça alimentos de origem vegetal com alguma frequência, assim como alimentos vivos.
Reprodução do peixe bótia de bengala em aquário
Não existe informações sobre a reprodução do bótia de bengala em cativeiro, embora alguns estejam sendo reproduzidos comercialmente através do uso de hormônios.
Além disso, infelizmente essa prática foi levada a um nível diferente nos últimos anos, com vários híbridos aparecendo no mercado.