A criação de cachara é bastante eficaz e possui alguns benefícios uma delas é que este peixe é bastante procurado e por isso a criação comercial das espécies só vem crescendo.
O peixe cachara não tem espinhos e a sua carne é saborosa, tendo um elevado valor de mercado.
A princípio, muitos podem confundir o cachara com o pintado, mas basta observar as listras verticais pretas e irregulares para perceber a diferença.
A cachara é um peixe-couro de carne saborosa, sem espinhos e de alto valor comercial, sendo uma ótima opção para os piscicultores.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre a criação de cachara em tanque.
Regularização ambiental na piscicultura
Praticar a produção de peixes é uma atividade rentável, porém possui regras ambientais rigorosas.
Por esta razão, antes de criar qualquer peixe é preciso licença ambiental, registro no Ibama e no Ministério da Pesa, além de autorização para o uso da água, essas regras são de suma importância pois a falta destes documentos pode implicar em multas de até R$ 1 milhão.
Criação de cachara
Para iniciar a criação de cachara deve adquirir alevinos saudáveis, que possa ter entre 9 e 10 cm e já devem estar habituados com uma ração balanceada. Portanto, na hora de adquiri-los, procure sempre fazê-lo de criadores ou estabelecimentos certificados.
Ambiente para criação de cachara
Suporta mudanças na temperatura da água, mas a criação ideal é em água entre 24°C e 38°C. Ou seja, é um peixe de águas mais quentes, mas com uma característica rústica que permite sua criação em regiões mais frias.
Como na criação de qualquer outra espécie, a água dos tanques deve ser de boa qualidade, com uma dureza de cerca de 30 mg de carbonato de cálcio/L e um pH de 6 a 8. O sistema de criação e o número de peixes criados dependem disso. volume do tanque.
Alimentação
Tanque para criação de cachara
O melhor tanque para a criação de cachara é o tanque escavado, seu tamanho deve ser de, no mínimo, 2000m², sendo possível criar um peixe por m² em condições ideais.
Além disso, para construí-lo, é possível utilizar blocos de concreto e tubos PVC com capacidade de escoamento dos restos de alimentos e dos dejetos dos peixes.
Triagem
Entre os 12 e os 15 meses, os peixes devem ser separados, mudando a criação para um viveiro diferente a cada três ou quatro meses, tendo o cuidado de separar os peixes mais desenvolvidos, evitando o canibalismo e obtendo lotes maiores. homogêneo.
Reprodução de cachara em cativeiro
O peixe cachara se reproduz, em ambiente natural, através da piracema. Em cativeiro, ela só é possível com induções hormonal, com machos maduros sexualmente após um ano de idade e fêmeas, após dois anos.