A criação de acará-bandeira em aquário possui o manejo simples, o acará-bandeira é uma opção interessante mesmo para pessoas que não possuem experiência na atividade de aquarismo.
O peixe possui beleza exótica e tem corpo achatado e cores variadas, alguns contam com listras e nadadeiras longas, chamadas de véu. Por esta razão eles são procurados para embelezar aquários e convivem bem com outras espécies.
O acará-bandeira é uma espécie de peixe tranquilo quando criado em condições específicas, por isso há quem adore e há quem odeie essa espécie, e para evitar que ele se torne agressivo e ataque outros peixes, é preciso tomar alguns cuidados.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações como criação de acará-bandeira em aquário.
Licença para criação de peixe ornamental
A criação de peixes ornamentais exige que o empreendedor cumpra alguns requisitos legais, como Licença ambiental e o registro no Departamento de Aquicultura e Pesca.
Também é preciso se cadastrar na Junta Comercial e obter o CNPJ da empresa, além do alvará emitido pela prefeitura.
Criação de acará-bandeira em aquário
Tamanho do aquário
O Aquário para criação de acará-bandeira deve ter dimensões mínimas de 100 cm X 40 cm X 50 cm (200L litros) requerido.
Além disso, coloque troncos e raízes, preferencialmente com plantas altas formando refúgios, pois essa espécie gregária, deverá ser mantido em pelo menos 6 indivíduos.
Parâmetros da água
•água doce;
•pH: 5.5 a 7.4;
•Dureza: 5 a 13;
•Temperatura: 24°C a 30°C;
Ambiente
A espécie pode ser cultivada em todas as regiões brasileiras, mas preferencialmente naquelas onde a temperatura não caia muito abaixo de 19 graus Celsius. Aqueles com um clima quente com média de 27 graus são ideais.
Cuidados adequados com o peixe acará-bandeira
Em aquários e caixas d’água, é necessário retirar a sujeira acumulada e trocar a água com frequência. Aplique adubação química ou orgânica e calagem nas poças escavadas e mantenha a boa qualidade da água.
Alimentação do peixe acará-bandeira em aquário
O acará-bandeira é um peixe onívoro, embora coma de tudo, deve receber algum tipo de alimento vivo para estimular a reprodução.
Para adultos, são indicadas larvas de insetos, camarões moídos na hora e pequenos caranguejos de água doce, para as larvas, assim que começarem a se mover, alimente também infusórios e artêmias duas vezes ao dia até a segunda semana após a eclosão.
Em seguida, adicione gradualmente o alimento em pó proporcionalmente à retirada do alimento vivo da refeição diária dos alevinos. A quantidade de alimento deve acompanhar o crescimento do peixe.
Reprodução do acará-bandeira em aquário
Aos 12 meses, o peixe acará-bandeira é capaz de se reproduzir, o peixe pode colocar de 80 a 600 ovos por acasalamento, a quantidade liberada depende da idade, tamanho e dieta do produtor.
A desova pode ocorrer em folhas largas de plantas, troncos e outras superfícies lisas na água, incluindo paredes de aquários.
Dependendo da temperatura da água, a eclosão leva cerca de 48 horas a uma taxa de 70 a 80%, após três semanas, os peixes jovens devem ser transferidos para locais onde continuarão a crescer.