A criação de piranha vermelha requer uns determinados cuidados de alimentação, pois este peixe é carnívoro e deve ser alimentado conforme seus hábitos alimentares.
Além disso, a criação de piranha vermelha pode ser feita tanto em tanques como em aquários, porém o criador deve saber algumas informações sobre o peixe como por exemplo, espaço e ambiente.
A piranha vermelha é um peixe chamativo e popular, muitas pessoas cria este peixe em aquário como animal de estimação e outras criar a piranha vermelha em tanques apenas para o consumo.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre criação de piranha vermelha.
Regularização ambiental na piscicultura
Praticar a produção de peixes é uma atividade rentável, porém possui regras ambientais rigorosas.
Por esta razão, antes de criar qualquer peixe é preciso licença ambiental, registro no Ibama e no Ministério da Pesa, além de autorização para o uso da água, essas regras são de suma importância pois a falta destes documentos pode implicar em multas de até R$ 1 milhão.
Criação de piranha vermelha
Aquário para criação de piranha vermelha
Ao preparar um aquário para uma piranha vermelha, devemos saber que é um peixe de sangue frio que requer pelo menos uma temperatura constante entre 22ºC e 28ºC.
Estes peixes precisam de água doce de boa qualidade e devido ao seu tamanho, não conseguiríamos obter nenhum espécime se não tivéssemos um aquário grande (ou seja, pelo menos375 litros)
Existem muitos tipos de piranhas, e a maioria é incompatível com outros peixes, nem mesmo com exemplares de sua própria espécie. Você deve ter um bom conhecimento das espécies que pretende adotar.
• água doce;
• pH: 5.5 – 7.4;
• Dureza: levemente mole;
• Clima: tropical; 23°C – 28°C;
Tamanho do aquário para piranha vermelha
As dimensões mínimas do aquário deve ser de 150 cm X 50 cm X 50 cm (375 litros), pois as piranhas vermelha podem crescer até mais de 30 cm.
No aquário deve haver um esconderijo e algumas plantas aquáticas naturais, não vá muito longe, deixe-o se mover naturalmente. Use uma iluminação suave para deixar a piranha confortável.
Manutenção em aquário
O tamanho mínimo do aquário exigido é de 150 cm X 50 cm X 50 cm (375 litros) – embora seja considerado um peixe de tamanho médio, eles precisam de um aquário de tamanho grande, pois tem que ser mantido em cardumes. Iluminação moderada e abrigo para plantas ou raízes são desejáveis.
Embora tenha fama de peixe agressivo, no aquário é muito tímido e deve ser mantido em grupos de pelo menos 5 exemplares.
Evite ficar no mesmo espaço que outras espécies, pois elas podem ser engolidas. Alguns aquaristas conseguem mantê-los com Plecos, e até isso tem riscos.
Alimentação
Por ser um peixe carnívoro, em cativeiro dificilmente a piranha vermelha aceita alimento seco, devendo ser fornecido alimentos vivos e pedaços de carnes brancas.
Reprodução da piranha vermelha em aquário
Ovípara, a piranha vermelha começa a nadar em círculos, com interações entre o homem e a mulher, os ovos são depositados em um ninho construído pelo macho próximo à vegetação baixa onde são fertilizados pelo macho, parece não haver cuidado parental.
Dimorfismo sexual difícil de distinguir, porém as fêmeas tendem a ser mais robustas e maiores que os machos. Este último pode apresentar cores mais vistosas durante a época de reprodução.
Dicas:
No Perito animal não recomendamos que adote uma piranha como animal de estimação e se assim o desejar recomendamos que vá a abrigos de animais onde tenham espécimes que outras pessoas abandonaram, seja pelo seu tamanho ou por falta de conhecimento, incapacidade , etc.
Lembre-se que uma piranha cresce até atingir um tamanho considerável e requer cuidados especiais que você deve absolutamente respeitar. Você deve ser responsável e antecipar o que pode acontecer no futuro, incluindo custos veterinários, transporte, etc.