Escamudo (Pollachius virens) é uma espécie de peixe marinho do gênero Pollock Pollachius também e conhecido como badejo.
É uma espécie de água fria, o que significa que é mais comum nas águas mais frias do norte do Mar do Norte, especialmente ao norte das Ilhas Britânicas, em todo o Mar Báltico e nas águas escandinavas e islandesas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Existe uma população separada nas águas norte-americanas ao longo da costa leste dos EUA e Canadá. Apesar da semelhança, não se confunde com o bacalhau ou com o abadejo.
Características do escamudo
O corpo do escamudo é alongado e tem três barbatanas dorsais e duas barbatanas anais que estão próximas umas das outras.
A linha lateral , uma faixa clara claramente visível, corre paralela às costas, onde é principalmente de cor preta e a coloração muda nos flancos para uma parte inferior branco-prateada brilhante.
Os animais mais velhos podem ser reconhecidos por uma mandíbula ligeiramente saliente. É surpreendente que a linha do queixo característica do bacalhau geralmente esteja ausente.
Escamudo vive até 30 anos, cresce até 1,20 metro de comprimento e pesa até 17 quilos. O maior escamudo documentado do mundo, um peixe de 22,3 kg, foi capturado por um pescador em Saltstraumen , no norte da Noruega, mas pescadores comerciais já capturaram escamudos com mais de 40 kg.
Habitat do escamudo
Encontra-se em em águas abertas entre os 10 e os 100 metros mas também junto a rochas costeiras.
Distribuição geográfica
Vive no Atlântico Norte entre o Golfo da Biscaia e o Norte da Noruega . Também está presente ao longo das costas norte-americanas do Canadá e da Nova Inglaterra.
Reprodução do escamudo
O escamudo atinge a maturidade sexual aos 4-9 anos de idade e é iteróparo , desova em lote com fecundidade determinada.
As fêmeas produzem, dependendo de seu tamanho, entre 500 mil e 9 milhões de ovos com 1,0 a 1,3 milímetros de diâmetro.
Alimentação do escamudo
As principais fontes de alimento dos juvenis são crustáceos e desovas de peixes , enquanto os escamudos adultos se alimentam de cardumes de peixes menores (arenque, espadilha).