8 Tipos de camarão: características, informações e muito mais
Descubra quais são os tipos de camarão e quais são as suas características físicas para diferencia-los.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica para diferenciar cada tipo de camarão.
Além disso, os camarões combinam com diversos tipos de receitas, é uma delícia e pode ser servido de muitas formas.
O que muitas pessoas não sabem ainda é que existem camarões de água salgada e de água doce por isso estamos aqui para te ajudar saber qual é o mais usado em receitas.
O que são camarões
Os camarões são crustáceos muito popular na gastronomia, especialmente no Brasil, eles são da ordem dos decápodes e pertencem a família Penaeidae.
A mesma da lagosta e os caranguejos e pertencem ao filo dos artrópodes, o mesmo filo dos siris e de alguns insetos.
Além disso, os camarões podem viver tanto em água doce quanto em água salgada, e possuem um tamanho médio de três centímetros.
Na cozinha em geral, é o carro-chefe de alguns pratos como bobó de camarão, moquecas, paellas, vatapás e entre outros pratos da culinária regional.
Mas também fazem parte da alta gastronomia com receitas como risoto de camarão, tortas, massas em saladas em geral e até mesmo.
Além disso, os camarões também podem ser servidos sozinhos como prato principal, sejam grelhados ou empanados, e ainda com molhos especiais.
Tipos de camarão
Os tipos de camarão selecionados estão em dois grupos, camarões marinhos e camarões de água doce.
Além disso, os camarões de água doce, por exemplo, possuem um sabor mais leve e adocicado, já os de água salgada apresentam um sabor mais marcante.
Sobretudo, esses são fatores que devem ser levados em consideração ao escolher o tipo certo para cada receita.
Entretanto, há diversos tipos de camarão nos biomas aquáticos, mas somente alguns são ideias para receitas culinárias. Confira:
Camarões marinhos
Camarão sete barbas (xiphopenaeus kroyeri)
O camarão sete barbas (xiphopenaeus kroyeri) é um tipo de camarão marinho conhecido também como camarão-de-areia, camarão-ferro e camarão-sete-barbas.
Além disso, este é um dos tipos mais conhecidos e mais fáceis de serem encontrados no Brasil, nas águas do Oceano Atlântico Ocidental, próxima às costeiras.
Esta espécies de camarão tem um tamanho pequeno quando comparados aos outros tipos e pode atingir até 8 cm de comprimento e possui um formato curvado muito famoso, sendo ideal para usá-los como decoração de pratos, em molhos e recheios.
Porém, não é comum consumi-lo puro devido a pouca quantidade de carne em seu interior.
Contudo, apesar do seu tamanho, o camarão sete barbas apresenta um sabor marcante e intenso, por isso cai bem em receitas culinárias típicas de sabor acentuado como acarajé e vatapá.
Porém ele também é usado em um molho branco para macarrão, por exemplo, ou recheios de escondidinho, risotos e tortas.
Camarão-tigre-gigante (Penaeus monodon)
O camarão-tigre-gigante (Penaeus monodon) é um tipo de camarão peneídeo ele é originária das águas costeiras da região Indo-Pacífica, que pode atingir o comprimento de 33 cm.
Este camarão possui um rostro bem desenvolvido, com dentes nas faces dorsal e ventral, carapaça sem suturas transversais, nem longitudinais.
Porém com sulcos cervicais e orbito-antenais que não atingem a parte média, e espinhos hepáticos e antenais pronunciados.
Além disso, os dois primeiros pares de pereópodes têm espinhos basais, enquanto que os primeiros quatro pares têm exópodes.
Ele é bastante usado na culinária em receitas como camarão-tigre-gigante grelhado ou empanado.
Camarão rosa (farfantepenaeus burukovscky)
O camarão rosa (farfantepenaeus burukovscky) é um tipo de camarão conhecido como camarão caboclo ou vilafranca ele pode ser encontrado nas regiões costeiras do Oceano Atlântico Ocidental, em águas rasas cuja profundidade máxima chega a 90 metros.
Além disso, este é um tipo de camarão bem maior, chegando a atingir em torno de 18 centímetros de comprimento.
Este camarão é perfeito para ser consumido puro, seja grelhado ou passado na manteiga, já que seu interior tem grande quantidade de carne, o que o deixa suculento e saboroso.
Contudo, o seu sabor é intenso, porém suave e adocicado, ele é rico em ômega 3, é um poderoso aliado para a saúde do corpo humano.
Camarão branco (Litopenaeus schmitti)
O camarão branco (Litopenaeus schmitti) é um tipo de camarão de água salgada ele também é conhecido como camarão indiano.
Esta é uma das maiores espécies encontradas nos mares brasileiros, principalmente em regiões de pouca profundidade e em costeiras.
No entanto, ele é uma das espécies de camarão mais consumidas e apreciadas.
Este é um tipo de camarão maior que o camarão rosa, chegando a medir 20 centímetros de comprimento.
Porém ele também possui grande quantidade de carne em seu interior, seu sabor é suave e cai bem tanto puro quanto como acompanhamento ou recheio.
Além disso, apesar do nome, sua coloração se aproxima do cinza claro.
Camarão cinza (Litopenaeus vannamei)
O camarão cinza (Litopenaeus vannamei) e o camarão rosa são da mesma família.
Este tipo de camarão têm uma tonalidade acinzentada quando crus, que adquirem um tom vermelho brilhante após o cozimento.
A principal diferença entre o camarão rosa e o camarão cinza é de onde eles vêm e onde são cultivados.
O camarão rosa é capturado em áreas costeiras do Atlântico ocidental, o camarão cinza é coletado no Oceano Pacífico e cultivado em lagoas de água salgada logo depois.
Essas lagoas são chamadas de fazendas de camarão. Os principais polos estão nos estados do Nordeste, como Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
As lagoas ajudam a controlar o processo de produção e padronizar o camarão cinza.
Camarões de água doce
Camarão pitu (Macrobrachium carcinus)
O camarão pitu (Macrobrachium carcinus) é um tipo de camarão de água doce cuja espécie é a maior em águas brasileiras, podendo medir até cerca de meio metro de comprimento.
Além disso, esta espécie de crustáceo encontrado em rios que desaguam no Oceano Atlântico, desde a América do Norte até o extremo sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul.
Essa espécie de camarão é considerada agressiva por ser um tipo predador das outras espécies aquáticas, portanto costuma ser separado dos outros tipos de camarão do mesmo habitat.
Além disso, o camarão pitu tem um corpo cujo formato se assemelha a uma lagosta, ele possui garras bem grandes e uma cor mais escura.
Com relação ao seu sabor é mais adocicado uma vez que é uma espécie proveniente da água doce.
Na culinária, o camarão pitu geralmente são servidos cozidos, grelhados ou passados na manteiga.
Camarão da amazônia (Macrobrachium amazonicum)
O camarão da amazônia (Macrobrachium amazonicum) é um dos tipos de camarão de água doce muito consumida nas regiões tropicais da América do Sul, principalmente na Amazônia.
Além disso, este é um tipo de camarão muito popular em diversas localidades, e também é conhecido como camarão canela, camarão sossego e camarão cascudo.
Seu sabor é leve e doce, assim como outros tipos de camarão de água doce.
Na cozinha, é recorrente em pratos das regiões norte e nordeste do Brasil, movimentando a economia local.
Sobrevivem bem em ambientes com pH 5 . 0, em águas com maior acidez próximas à floresta amazônica ou com pH 9,9 em bacias hidrográficas alcalinas no Nordeste.
Camarão da malásia (Macrobrachium rosenbergii)
O Camarão da malásia (Macrobrachium rosenbergii) é uma espécie de água doce e ele habita em rios, reservatórios, lagos e lagoas.
Além disso, apesar do nome, essa espécie de camarão não é originária da Malásia.
Este é um tipo de camarão muito consumido em algumas regiões do Maranhão.
Contudo, o seu tamanho impressiona, podendo vir a medir cerca de 30 a 32 centímetros de comprimento, e pesar entre 500 gramas a 1 kilo, sendo conhecido em algumas regiões como “camarão gigante”.
Além disso, assim como os outros camarões, ele é mais bem consumido frito ou grelhado.
No entanto, uma dica é temperá-lo somente com sal e limão, e servi-lo com vinagrete e farofa.