7 Tipos de peixes que respiram fora da água
Conheça os tipos de peixes que respiram fora da água existem muitos peixes anfíbios que podem respirar água sem nenhum problema.
A evolução e a adaptação permitiram que esses peixes existissem com brânquias, pulmões, pele e outros órgãos modificados.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobres os peixes que respiram fora da água
Os peixes que respiram fora da água exigiram adaptações evolutivas nos órgãos dos sentidos, como a pele e os olhos, por exemplo, os peixes puramente aquáticos não têm a capacidade de enxergar fora da água.
Além da mesma forma que nós não conseguimos enxergar embaixo dela, além disso, esses peixes também adaptaram a maneira como conseguem respirar.
Tipos de peixes que respiram fora da água
Churrasco lanudo
Churrasco lanudo (Clinocottus analis) Esse e um peixe que respira fora da água este peixe é nativo do leste do Oceano Pacífico, onde é encontrado ao longo da costa da Califórnia e da Baixa Califórnia.
Atinge até 18 centímetros de comprimento, pode viver até 18 metros de profundidade em águas intertidais rochosas e é capaz de sair voluntariamente da águae respirar até 24 horas fora dela.
Saltador-do-lodo
O saltador-do-lodo (Periophthalmus) vivem nas águas dos manguezais e respiram o ar como um anfíbio, os peixes incluídos nesse grupo são capazes de respirar através da pele, da mucosa oral, da faringe e das grandes câmaras branquiais.
Além disso são pequenos peixes anfíbios da África Oriental e da China e podem sobreviver fora da água por até 2 dias e meio.
No entanto, são incrivelmente ágeis: escalam rochas, saltam de uma raiz de mangue para outra e saltam sobre margens úmidas.
Rivulus marmoratus
Rivulus marmoratus (Kryptolebias marmoratus) é um peixe que respira fora da água essa espécie que vive em águas tropicais mais quando ficam muito quentes, esse peixe pode sair para a terra, graças às adaptações que o permitem respirar ar.
A sua pele, por exemplo, cumpre muitas funções das guelras, além disso, essa espécie conta com vasos sanguíneos cutâneos muito próximos do exterior.
Bagre-ambulante
O Bagre-ambulante (Clarias batrachus) tem a capacidade de ‘caminhar’ longas distâncias em terra,de acordo com os especialistas, já que pode sobreviver nesse ambiente por horas e até dias.
No entanto, só consegue se manter fora d’água com a pele úmida, razão pela qual normalmente viaja por terra após fortes chuvas.
Essa espécie possui um órgão extra, que serve de apoio para as guelras para retirar o oxigênio do ar
Peixe pulmonado da África Ocidental
O Peixe pulmonado da África Ocidental (Protopterus annectens) essa espécie e um dos peixes que respiram fora da água possui guelras e pulmão primitivo, como todos os peixes pulmonados, em épocas de seca, os exemplares ficam envoltos em um casulo de muco enterrados na lama e, quando as chuvas voltam, saem do solo.
Peixe cabeça de cobra do norte
O peixe cabeça de cobra do norte (Channa argus) é um peixe invasor carnívoro nativo da China, da Rússia e da Coreia. Esse peixe consegue respirar ar e sobreviver até 4 dias em terra.
O peixe cabeça de cobra do norte é capaz de se manter ainda mais tempo fora d’água quando o ambiente é úmido ou lamacento, esse animal mede aproximadamente um metro e se move em terra movendo seu corpo pelo solo.
Anabas
O anabas (Anabas testudineus) é nativo do Sudeste Asiático e, além das guelras, tem pulmões de aspecto humano, que lhe permitem respirar em terra.
O anabas pode ficar até 6 dias fora da água, mas costuma hibernar por até 6 meses em ambientes lamacentos.
Esse animal é capaz de se mover em terra, subir em árvores e sufocar pássaros e outros peixes que tentarem atacá-lo.