Início » Peixes » Peixes ornamentais » 6 Dicas para cuidar do peixe guppy

6 Dicas para cuidar do peixe guppy

como cuidar do peixe guppy

Conheça as melhores dicas para cuidar do peixe guppy parar mantê-lo sempre saudável, bem cuidado e prolongar a sua vida.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas para cuidar do peixe guppy.

dicas para cuidar do peixe guppy
dicas para cuidar do peixe guppy

Além disso, o guppy (Poecilia reticulata) também é conhecido como lebistes ou barrigudinho, é uma das espécies de peixes de água doce mais populares, e são muitos os motivos para a sua popularidade.

Esses peixes possuem cores vivas e divertidas de ver, no entanto, algo que sem dúvida os distingue como espécie é o fato de que são muito mais fáceis de manter que a maior parte das outras espécies.

Contudo, os peixes guppy são uma variedade muito comum para ter em aquários como animal de estimação, uma vez que não precisam de muitos cuidados e além disso reproduzem-se facilmente.

Eles se destacam pelas suas cores e, especialmente pela grande cauda dos machos, e se está a pensar em ter peixes como animais de estimação, recomendamos-lhe esta variedade.

Aquário ideal para os peixes guppyes

aquario ideal para os peixes guppyes
aquario ideal para os peixes guppyes

Os peixes guppys são conhecidos pela sua robustez e grande capacidade para se adaptar aos diferentes ambientes, mas se realmente quiser que os seus guppys  se sintam confortáveis, há algumas coisas que pode fazer para que o aquário se adapte às suas necessidades exatas.

Além disso, a maneira mais fácil de fazer isso é imitar a atmosfera do seu habitat natural nas águas do rio Amazonas ou dos rios e lagos de toda a América do Sul.

No entanto, para conseguir esta semelhança, o seu aquário necessita:

– Boa vegetação;
– Zonas livres e plantas flutuantes para atenuar a luz;
– A temperatura do aquário deve ser de 18 a 28 ºC;
– O pH da água deve oscilar entre 7,0 e 8,0;
– E a dGH (dureza) de 10 a 25 ºGH;

Contudo, os guppys são peixes muito pequenos, mas necessitam de um espaço razoável e terá de se assegurar de que o seu aquário seja grande o suficiente para que possa nadar comodamente (um mínimo de 40 litros).

Dicas para cuidar do peixe guppy

como cuidar do peixe guppy
como cuidar do peixe guppy

#1 Dica:

Em primeiro lugar, note que os guppys são peixes muito sociáveis ​​e são muito adequados para pessoas novas na pesca, pois não exigem cuidados muito complicados.

#2 Dica:

Os guppys são peixes de águas quentes nativos da América Central, por isso é recomendado mantê-los em temperaturas entre 22°C e 28°C, sendo 25°C a temperatura ideal.

No entanto, tenha em mente que estes são peixes que se adaptam muito bem às condições da água.

#3 Dica:

Uma outra dica para cuidar do peixe guppy é recomendável que se usem aquários com filtro e oxigenador para estabilizar a água, o pH da água deverá ser ligeiramente alcalino, e deve oscilar entre 6,5 e 8.

#4 Dica:

cuidados com peixe guppy
cuidados com peixe guppy

Os guppys são peixes onívoros, é aconselhável alimentá-los em pequenas quantidades, mas várias vezes ao dia, pois seu metabolismo é muito rápido.

#5 Dica:

Uma outra dica para cuidar do peixe guppy é ter um grupo deles no mesmo tanque, deve-se notar que os guppys não são muito compatíveis com os peixes territoriais.

Pois estes preferem espaços amplos e tranquilos, e a natureza ativa dos guppys pode invadir o território de peixes mais agressivos e se tornar desconfortável para eles.

#6 Dica:

Quanto à reprodução dos guppys, deve-se notar que eles são ovovivíparos, ou seja, os juvenis se desenvolvem em ovos no abdômen de suas mães.

Dessa forma, eles se alimentam de um saco vitelino e não diretamente da mão, como fazem os vivíparos.

Comportamento do guppy

Eles são bastante pacíficos, embora você deva ter cuidado com seus companheiros, pois eles tendem a morder suas caudas grandes e coloridas.

Eles geralmente nadam ativamente ao redor do aquário, se um guppy estiver no fundo do tanque, pode estar doente.

Uma vez que eles se acostumem a horários específicos de alimentação, eles nadam para a superfície quando o virem implorando por comida (eles farão isso mesmo se estiverem com o estômago cheio). Esse comportamento significa que eles associam as pessoas à comida.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.