5 Tipos de peixe em risco de extinção no rio Tocantins
Conheça as espécies de peixes em risco de extinção no rio Tocantins, esta lista foi divulgada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que está criando um plano de conservação.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas espécies de peixes em risco de extinção no rio Tocantins.
Além disso, o Tocantins conta com pelo menos nove espécies de plantas e animais que estão ameaçadas de extinção, eles estão sendo consideradas críticos porque ainda não há ações de proteção em andamento.
No caso dos peixes há cinco espécies entre eles uma arraia, que a cada dia são tão raros que não têm sequer um nome popular, são conhecidos apenas pelo nome científico.
Entretanto, os peixes e a arraia em questão são encontrados principalmente nos rios da bacia do Tocantins-Araguaia.
Peixes com riscos de extinção no rio Tocantins
Arraia-maçã
A arraia-maçã (Paratrygon aiereba ) também é conhecido como aramaçá é um a espécie rara de arraia cujo disco chega a atingir mais de um metro de diâmetro e a cauda, de tamanho reduzido em adultos, tem esporão pouco perigoso para humanos.
Além disso, essa espécie foi avaliada como Criticamente em Perigo de Extinção, uma vez que seus ambientes foram severamente alterados pela construção de grandes barramentos.
A arraia-maçã é um peixe cartilaginoso da família Potamotrygonidae da bacia amazônica na América do Sul.
Cascudo acari
O cascudo acari ou acari (Baryancistrus longipinnis) é um peixe em risco de extinção no rio Tocantins, isso porque apesar da sua aparência estranha este peixe apresenta uma carne saborosa e livre de espinhos.
Além disso, o acari é um peixe que possui pequenas placas ósseas adaptadas à maneira de escamas, que percorrem o corpo em várias fileiras (de três a quatro).
O que torna a sua aparência visual e sensação tátil de lixa e o seu corpo possui coloração parda com algumas manchas escuras.
O acari é um cascudo que esta na Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.
Baryancistrus niveatus
O peixe Baryancistrus niveatus é uma espécie de bagre da família Loricariidae, ele é nativo da América do Sul, onde ocorre nas bacias do rio Xingu, Tapajós, rio Trombetas e rio Tocantins no Brasil.
No entanto, esta espécie esta na Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.
O peixe Baryancistrus niveatus está entre os maiores membros do gênero Baryancistrus, atingindo 34 cm de comprimento total, ás vezes aparece no comércio de aquários, onde é conhecido pelo seu número L, L-026.
Pacu-dente-seco
O pacu-dente-seco (Mylesinus paucisquamatus) é outra espécie de peixe em risco de extinção no rio Tocantins, avaliado como ameaçada de extinção na categoria Vulnerável.
Além disso, esse peixe teve suas populações extremamente reduzidas nos últimos anos, principalmente pelas alterações realizadas nos ambientes aquáticos, que impedem as migrações reprodutivas da espécie.
Também a captura frequente de cardumes em redes de espera, o que resulta em diminuição do potencial econômico e social dos recursos pesqueiros do rio Tocantins.
Pintado
O pintado (Pseudoplatystoma corruscans) também é conhecido como surubim é um peixe de couro de grande porte que pode medir até 1,5 metro e pesar até 50 quilos.
Este peixe está em risco de extinção no rio Tocantins e será proibida em todo o país a partir de 5 de dezembro de 2022.
O pintado foi incluída pelo Ministério do Meio Ambiente na Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção, na categoria Vulnerável.