5 Tipos de água viva: características, informações e muito mais
Estes são os tipos de água viva mais conhecidas, esses animais invertebrados chamam a atenção com seus corpos gelatinosos e cores coloridas, embora também causem medo em alguns banhistas porque são venenosos ao contato.
Além disso, alguns tipos de água viva podem até causar a morte por veneno, que em certas quantidades torna-se fatal, por outro lado, a forma do seu corpo pode variar desde um disco achatado até uma campânula quase fechada; na margem livre deste disco, que pode ser lisa, fendida ou ondulada.
As água vivas também são conhecidas de medusas e todas as espécies são capazes de ejetar um minúsculo espinho que contém uma toxina, o nematocisto.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de água viva de água salgada.
Tipos de água viva
Medusa luminescente
A medusa luminescente ou água viva luminescente (Pelagia noctiluca) também conhecida como água-viva do fogo é um dos tipos de água viva europeias cujas cápsulas urticantes podem penetrar na pele humana.
A cor da medusa luminescente varia de rosa pálido a lilás e bege, a superfície da tampa é coberta com verrugas urticantes de cor rosa ou lilás .
A tela carrega dezesseis lobos marginais e oito órgãos sensoriais marginais embaixo. Ao redor da boca existem quatro tentáculos de boca que são enrolados do lado de fora e oito tentáculos semelhantes a fios de até um metro de comprimento na borda do guarda-chuva.
Água-viva de ovo frito
A água-viva de ovo frito (Cotylorhiza tuberculata) é conhecida como água- viva do Mediterrâneo, ela pode atingir 40 cm de diâmetro, mas geralmente tem menos de 17 cm de largura.
As águas-vivas de ovo frito experimentam um ciclo de vida anual marcado pelo florescimento da população no verão.
No entanto, este tipo de água viva pode causar alergias em pessoas mais sensíveis, essas alergias geralmente envolvem coceira e coceira na área picada, e a cúpula central elevada e lisa do cnidário é cercada por um anel semelhante a uma calha.
Água-viva barril
A água-viva barril ( Rhizostoma pulmo) é conhecida como aguamala, este tipo de água viva é a maior cifomedusa abundante no Mediterrâneo, atinge cerca de 60 cm de diâmetro, sendo o máximo registado 100 cm.
A parte superior da água-viva barril é a parte mais larga de seu corpo, é esbranquiçado a amarelo ou rosa, com bordas azuis, não possui tentáculos.
Além disso mas oito braços fortes que se unem no topo e formam uma estrutura em forma de couve-flor em sua parte central, falta uma abertura para a boca, sendo substituída por vários orifícios pequenos.
Água-viva caravela portuguesa
A água-viva caravela portuguesa ou caravela portuguesa ( Physalia physalis ) é considerada a mesma espécie que a caravela do Pacífico ou garrafa azul, que é encontrada principalmente no Oceano Pacífico.
A água-viva caravela portuguesa é a única espécie do gênero Physalia, que por sua vez é o único gênero dos Physaliidae.
Este tipo de água viva é colonial e cada caravela é composta por muitas unidades menores ( zoóides ) que ficam penduradas em grupos sob uma grande estrutura cheia de gás chamada pneumatóforo.
Além disso o pneumatóforo, ou bexiga, é a parte mais visível da caravela, é translúcido e tingido de azul, roxo, rosa ou lilás e pode ter de 9 a 30 cm de comprimento e subir até 15 cm Acima da água.
Água-viva juba do leão
A água-viva juba de leão ( Cyanea capillata ) é uma das maiores água- vivas e a sua distribuição é confinada às águas frias boreais do Ártico , do norte do Atlântico e do norte do Oceano Pacífico.
Este tipo de água viva pode variar muito em tamanho embora sejam capazes de atingir um diâmetro de sino de mais de 2 m aqueles encontrados em latitudes mais baixas são muito menores do que seus equivalentes do extremo norte, com um sino de cerca de 50 cm diâmetro.
Acidentes com águas-vivas
Acidentes envolvendo águas-vivas são bastante comuns, por isso é importante estar atento ao visitar a praia que a exposição a substâncias produzidas por águas-vivas não é apenas dolorosa.
Algumas pessoas podem apresentar outras reações, por ex. dores de cabeça, vômitos, dor abdominal, paralisia, cólicas, dor na garganta, cólicas, insuficiência respiratória e até arritmia cardíaca.