Início » Curiosidades » 4 Tipos de peixe em risco de extinção no Rio Grande do Sul

4 Tipos de peixe em risco de extinção no Rio Grande do Sul

peixes em riscos de extincao no rio grande do sul

Conheças as espécies de peixes em riscos de extinção no Rio Grande do Sul e que estão na lista vermelha dos peixes de água doce  ameaçados.

peixes em riscos de extincao no rio grande do sul
peixes em riscos de extincao no rio grande do sul

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobres os peixes em riscos de extinção no Rio Grande do Sul.

Além disso, estes peixes vivem em alagados temporários e tem ciclo de vida curto, os peixes eclodem no inicio das chuvas de inverno e seus ovos permanecem enterrados no solo durante a estação seca do ano.

Espécie endémica do RS com distribuição restrita para a região de Santa Maria. O crescimento urbano e agricola na região e a extração de areia de rios são suas principais ameaças.

Peixes em riscos de extinção no Rio Grande do Sul

Cascudo bodó

cascudo bodo (hypostomus plecostomus)
cascudo bodo (hypostomus plecostomus)

O cascudo bodó (Hypostomus plecostomus) é um peixe coberto de pequenas placas ósseas adaptadas ao formato das escamas, dispostas em várias fileiras (três a quatro fileiras) ao longo do corpo, conferindo o aspecto visual e o toque de uma lixa.

Esta é uma espécie de peixe em risco de extinção no Rio Grande do Sul, ele é um peixe raro e migradora, encontrada em rios de grande porte com correnteza e fundo rochoso.

Além disso, há pouca informação sobre demais aspectos de sua história natural, e as usinas hidrelétricas no curso superior do rio Uruguai e seus principais afluentes isolaram as subpopulações da espécie e ainda alteraram seu habitat preferencial.

Peixe-rei 

peixe rei (odontesthes bonariensis)
peixe rei (odontesthes bonariensis)

O Peixe-rei (Odontesthes bonariensis) é uma espécie endêmica do RS. Vive em alagados temporários próximos a rios poluídos, como o rio Gravatai e o rio dos Sinos.

Seu ciclo de vida é curto, os peixes só eclodem com o inicio das chuvas de inverno e seus ovos permanecem enterrados no solo durante a estação seca e quente do ano.

Além disso, o peixe-rei é um peixe eurihalino nativo de água doce, salobra e salgada no centro-sul e sudeste da América do Sul, mas também introduzido em outros lugares.

Lambari-listrado

lambari listrado (hollandichthys multifasciatus)
lambari listrado (hollandichthys multifasciatus)

O Lambari Listrado (Hollandichthys multifasciatus) é uma espécie de peixe em risco de extinção no Rio Grande do Sul, seus habitats estão degradados devido ao desmatamento da Mata Atlântica.

O lambari Listrado também é conhecido como lambari dourado é uma espécie associada a ambientes de florestas e ocorre desde a região sudeste do Brasil (RJ e SP) até o Rio Grande do Sul. Há relatos de sua ocorrência no Uruguai.

Comumente encontrado em meio a densa vegetação aquática em ambiente lêntico.

Piracanjuba

piracanjuba (brycon orbignyanus)
piracanjuba (brycon orbignyanus)

O piracanjuba (Brycon orbignyanus) possui distribuição restrita, sendo conhecida de poucas localidades nas bacias dos rios Maquiné, Três Forquilhas e Mampituba.

Por ser um peixe  é importante para a aquicultura e para o comércio, houve uma diminuição da espécie no Rio Grande do Sul.

O piracanjuba é um peixe água doce de grande porte, a fêmea chega a atingir 80 cm de comprimento e cerca de 8 Kg e o macho 68 cm e quase 4 Kg.

Além disso, este é um peixe de escamas, com dorso castanho-escuro prateado, reflexos esverdeados e nadadeiras vermelhas, com uma mancha negra, na base do pedúnculo caudal, que se estende até os raios caudais medianos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.