Zorro-olho-grande (Alopias superciliosus) é uma especie de peixe marinho da família dos Alopiidae que pertence ao gênero Alopias.
Como os outros tubarões debulhadores, quase metade de seu comprimento total consiste no lóbulo superior alongado da barbatana caudal .
Seu nome comum vem de seus olhos enormes, que são colocados em órbitas em forma de buraco de fechadura que permitem que sejam girados para cima. Esta espécie também se distingue por um par de sulcos profundos no topo da cabeça, de onde deriva o seu nome científico.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do zorro-olho-grande
O zorro-olho-grande é um tubarão grande com um comprimento corporal médio de 300 a 400 cm, o comprimento máximo pode atingir os 460 cm com um peso a rondar os 160 kg, tem um dorso azul escuro a azul-violeta sem marcas perceptíveis e um ventre branco.
O tubarão tem um focinho cônico arredondado e, em comparação com outros tubarões debulhadores, olhos muito grandes e arrebitados, a barbatana caudal é muito grande e o lobo caudal superior tem um comprimento quase igual ao do resto do corpo.
Tem uma barbatana anal muito pequena e duas barbatanas dorsais , a primeira barbatana dorsal é significativamente maior do que a segunda, que, tal como a barbatana anal, é apenas muito pequena e situa-se atrás das barbatanas peitorais.
Habitat do zorro-olho-grande
Os zorro-olho-grande são encontrados tanto na plataforma continental quanto no mar. Às vezes, eles chegam perto da costa. Embora prefiram temperaturas entre 16°C e 25°C, são encontrados em profundidades de até 723 m, onde a temperatura da água não ultrapassa 5°C.
Pouco se sabe sobre as migrações feitas por tubarões debulhador, mas há evidências de migrações feitas por dois tubarões marcados. No primeiro caso, a migração foi realizada ao longo do Golfo do Méxicodentro de 60 dias.
A distância percorrida pelo tubarão em linha reta foi de 320 km. A profundidade no ponto de partida (centro do Golfo do México) era superior a 3.000 me no ponto final (150 km ao sul do delta do Mississippi) cerca de 1.000 m O segundo tubarão foi marcado na costa da costa de Kona, no Havaí .
Reprodução do zorro-olho-grande
Como outras espécies de espécies parecidas com tubarões cavala, é vivíparo e não forma placenta ( vivíparo aplacentário ). As fêmeas geralmente recebem 2 animais jovens por ninhada, um canibalismo uterino está presente.
Os jovens tubarões têm menos de 100 centímetros de tamanho e crescem relativamente rápido. Os animais atingem a maturidade sexual com cerca de 270 a 300 cm de comprimento.
Alimentação do zorro-olho-grande
O zorro-olho-grande alimentam-se de pequenos cardumes como a cavala e o arenque , peixes de fundo como a pescada , peixes pelágicos como o dente de serra e o pequeno marlin , lulas Lycoteuthidae e Ommastrephidaee possivelmente caranguejos.