O tubarão tigre (Galeocerdo cuvier) é um peixe da família Carcharhinidae conhecido como cação Jaguará, cação tintureiro, Jaguará, tigre, tubarão Jaguará ou tubarão tintureira.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
De águas tropicais e subtropicais seu nome vem das linhas pretas que apresenta ao longo das costas, que vão sumindo à medida que o tubarão envelhece.
Com seu comportamento curioso e voraz, e com o fato de que costuma habitar regiões costeiras e praias, é famoso por ser um dos tubarões mais perigosos para os seres humanos, sendo necessário o maior respeito e cuidado quando em contato com esta espécie.
Características do tubarão tigre
O tubarão tigre chega a medir até 6 metros de comprimento, dispondo de um corpo robusto, sua cabeça larga e achatada.
Ele tem o focinho curto e arredondado, nadadeira da cauda pontuda, as costas variando de cinza escuro a cinza amarronzado com linhas ou manchas escuras nas laterais na medida que envelhece.
Esta espécie de tubarão possui dentes de forma triangular, o que o permite cortar ossos, carne e até cascos de tartaruga com mais facilidade.
Comportamento
O tubarão tigre é um caçador, tem o costume de nadar sozinho, quando a oferta de comida é vasta, ele pode ser encontrado em aglomerado.
Quando está em superfície, o tubarão não nada rápido, a não ser que seja estimulado por sangue e comida.
Além disso a fama deste tubarão costuma ser mais agressivo do que outros como o um exemplo o tubarão branco.
Os tubarões fêmeas são as responsáveis por cuidarem dos filhos até que possam sobreviver sozinhos e podem ser consideradas mais agressivas.
Aos ataques de tubarão tigre a humanos, fica atrás apenas do tubarão branco.
Vale ressaltar que apesar de serem animais curiosos, conhecidos pela sua convivência pacífica com mergulhadores experientes, eles precisam ser respeitados.
São conhecidos por serem inofensivos pois só atacam quando se sentem incomodados.
Reprodução do tubarão tigre
O tubarão tigre é uma espécie ovovivípara, as fêmeas botam ovos que se desenvolvem no dentro de seu corpo, mas quando os ovos eclodem as crias saem do corpo da mãe por parto.
Além disso os machos atingem a maturação sexual quando atingem cerca de 2,5metros de comprimento, enquanto as fêmeas atingem a maturação sexual aos 2,9metros.
Em época de acasalamento no Hemisfério Sul é de novembro a janeiro, enquanto em no Hemisfério Norte acontece entre os meses de março e maio.
Logo após a gestação, que dura entre 14 e 16 meses, uma fêmea de tubarão tigre pode gerar de 10 a 80 filhotes, sendo que a média é de de 30 a 50. Além disso a idade máxima de um tubarão tigre é de 50 anos.
Alimentação
O tubarão tigre se alimenta de peixe, focas, tubarões menores, lulas e até tartarugas.
Alé disso foi realizado um estudo onde revelou que os bebês de tubarões tigre se alimentam de aves sazonais, de pássaros que caem na água mortos ou vivos.
Curiosidades do tubarão tigre
O tubarão tigre se encontra em 3° lugar, sendo o 2° lugar para o tubarão branco e o 1° para a cabeça chata, em que acontece o número de fatalidades humanas.
Além disso essas três espécies são junto com o tubarão de galha branca oceânico.
Eles são consideradas as que mais oferecem risco de ataque não provocado a humanos, com um número de fatalidades muito maior do que as causadas por outras espécies.
Habitat
O tubarão tigre possui uma vasta distribuição por águas costeiras e oceânicas, tropicais e subtropicais com temperaturas quentes.
O tubarão tigre é uma espécie pelágica e costeira, podem habitar uma variedade de habitats marinhos como exemplo praias e recifes de corais.
Além disso pode ser avistado próximo da superfície mas também ocupa águas profundas, de até 350 metros de profundidade.
Onde encontrar o tubarão tigre
O tubarão tigre pode ser encontrado em diferentes ambientes e é comum no Nordeste do Brasil.
Possui também distribuição circumglobal, bastante compartilhado por águas tropicais e temperadas quentes.
Esses tubarões ocorre por praticamente todas regiões costeiras dos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, e também em muitas regiões insulares.
Fotos do tubarão tigre
Ameaças
Vale ressaltar que a principal ameaça a esta espécie é a sobrepesca, incidental e direcionada.
Contudo tem como principais produtos suas barbatanas, carne e seu fígado.
Além disso muitas vezes também são pescados e mortos por medo de ataques a seres humanos.