O tubarão-galha-branca-oceânico (Carcharhinus longimanus) é um grande tubarão da família Carcharinidae, esta espécie vive em mares temperados tropicais e quentes, e seu corpo sólido é mais notável por suas longas barbatanas arredondadas de ponta branca.
Embora se mova lentamente, este tubarão é oportunista e agressivo, e tem a reputação de ser perigoso para os sobreviventes de naufrágios.
O tubarão-de-pontas-brancas é uma espécie importante comercialmente por suas barbatanas, carne e óleo, é consumido fresco, defumado, seco e salgado, e sua pele é utilizada para fazer couro.
A espécie está sob pressão de pesca na maior parte de sua área de distribuição, embora seja mais frequentemente capturada acidentalmente porque atrai iscas de espinhel destinadas a outras espécies.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do tubarão-galha-branca-oceânico
O tubarão-de-pontas-brancas possui longas barbatanas peitorais e dorsais em forma de asa, as barbatanas são significativamente maiores do que a maioria das outras espécies de tubarões e são visivelmente arredondadas.
Além disso, o nariz é arredondado e seus olhos são circulares, com membranas nictitantes, a sua coloração é cinza-bronze dorsalmente e branco ventralmente, com algumas manchas nas barbatanas.
O tubarão-galha-branco-oceânico e a maior espécime já capturado mediu 4 metros , um tamanho excepcionalmente grande, considerando que poucos espécimes são conhecidos por exceder um comprimento de 3 metros.
Reprodução do tubarão-galha-branco-oceânico
A época de acasalamento do tubarão-galha-branco-oceânico é no início do verão no noroeste do Oceano Atlântico e sudoeste do Oceano Índico, embora as fêmeas capturadas no Pacífico tenham sido encontradas com embriões durante todo o ano, sugerindo uma estação de acasalamento mais longa lá.
Além disso, o tubarão é vivíparo e os embriões se desenvolvem no útero e são alimentados por um saco placentário, e seu período de gestação é de um ano.
Com relação aos tamanhos das ninhadas variam de um a 15 com os filhotes nascidos com um comprimento de cerca de 0,6 metros.
Comportamento
Os tubarões-de-pontas-brancas são geralmente solitários e se movem lentamente, tendendo a se reproduzir perto do topo da coluna d’água, cobrindo grandes quantidades de água vazia em busca de fontes potenciais de alimento.
Alimentação
Esta espécie de tubarão-galha se alimenta principalmente de cefalópodes pelágicos e peixes ósseos, e sua dieta pode ser muito mais variada e menos seletiva eles comem tartarugas-marinhas, pássaros, gastrópodes, crustáceos e carniça de mamíferos.
Fotos do tubarão-galha-branca-oceânico
Onde encontrar o tubarão-galha-branco-oceânico
O tubarão-galha-branca-oceânico é encontrada globalmente em oceanos profundos e abertos, com uma temperatura superior a 18 °C, embora excepcionalmente ocorra em águas tão frias quanto 15 °C.