Tubarão-elefante: características, reprodução, curiosidades, habitat e ameaças
Tubarão elefante (Cetorhinus maximus) é um tubarão de água salgada também a única espécie que representa o gênero Cetorhinus.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, este tubarão é da ordem lamniformes, e da família cetorrinídeos conhecido também como tubarão peregrino ou tubarão frade.
Chegando até 12 metros de comprimento, o tubarão elefante é o segundo maior peixe conhecido, perdendo apenas para o tubarão baleia,
O tubarão elefante é um dos maiores peixes do oceano o outro é o tubarão baleia. Semelhante da maioria dos tubarões, eles não possuem dentes gigantescos.
Eles possuem uma enorme boca que, ao abri-la, filtra o plâncton, prendendo-os em suas brânquias para finalmente engoli-los.
Características do tubarão-elefante
Embora os estudos realizados sobre o tubarão elefante parece ser o grande esquecido pela ciência, já que não foram feitas muitas pesquisas sobre ele.
Vale ressaltar o que se destaca nele, é sua boca aberta de forma cônica, que podendo chegar a medir 1 metro de diâmetro.
Em sua boca há mais de 100 dentes pontudos em cada parte da sua mandíbula.
Além disso a boca aberta deixa à mostra suas fendas branquiais, como se fosse um esqueleto vivo. Sua pele tem um tom chocolate, e sua barriga seja branca.
Contudo acredita-se que seu fígado cumpra funções vitais em seu organismo, como regular sua flutuação e armazenar energia. Calcula-se que o tamanho fígado seja de pelo menos, 25% de seu peso.
Dessa forma as medidas variam entre seis e doze metros de comprimento, e pode pesar de 4 a 6 toneladas.
Reprodução do tubarão elefante
São ovovivíparos, isto é, o embrião se desenvolve dentro do ovo, e permanece no corpo da mãe mas.
Possuem longos períodos de gestação e poucos filhotes.
Alimentação
O tubarão elefante se alimenta de peixes pequenos e também de zooplancton. Muitos se perguntam como ele consegue comer se o seu focinho está sempre aberto.
Para ele realizar sua alimentação ele possui uma estratégia, nada até a superfície e filtra a comida por meio de suas fendas branquiais, que ficam nos dois lados de sua cabeça.
Comportamento
O tubarão elefante é um tubarão extremamente amigável, não é perigoso e nem agressivo.
Além disso seu nome em inglês (basking shark) da a entender um pouco o seu comportamento pois se traduz como “tubarão tomando sol”.
Vale ressaltar que seu nome é aprimorado por conta de seu costume de ir à superfície em busca de comida.
Curiosidades sobre o tubarão elefante
O tubarão elefante é conhecido também como tubarão peregrino, pois é um animal migratório, embora não se saiba que tipo de viagem ele faz.
O que se sabe é que ele sempre procura águas mais mornas para se refugiar.
Um exemplo é no verão pois ele é visto em águas do norte, já no inverno são encontrados perto da linha do Equador.
Além disso, este animal não é solitário, pois viajam em grupo, podendo ser dois subgrupos de sexos diferentes.
Dessa forma a maturidade sexual de 6 a 13 anos de idade, e não é um mamífero, e sim uma espécie ovovivípara.
Vale ressaltar que o acasalamento ocorre sempre no verão e a gestação dura em base um ano, sendo assim os filhotes nascerão no verão.
Sabe-se que alguns indivíduos tenham tido gestações mais longas, como de 2 ou 3 anos, mas não se sabe ao certo se isso realmente aconteceu.
Habitat
O tubarão elefante pode ser encontrado nos oceanos Atlântico e Pacífico, embora sempre busque agua de temperatura mais elevada.
Por isso que não vive nas profundezas, e sim mais perto das superfícies e no litoral.
Onde encontrar o tubarão elefante
Os tubarões elefantes podem ser facilmente encontrado desde os trópicos até o Ártico, preferem águas costeiras, onde convergem correntes de plânctons, seu principal recurso alimentar.
Tubarão elefante esta ameaçada de extinção
Hoje em dia os tubarões elefante se tornaram uma das maiores espécies ameaçadas de extinção devido à pesca excessiva e muitos outros motivos, como exemplo, a comercialização do seu grande fígado, que é vendido no Japão e usado em lamparinas por pescadores no Reino Unido.