Tubarão dente-de-lança: características, reprodução, habitat e conservação
Tubarão dente-de-lança (Glyphis glyphis) é uma espécie de tubarão de água doce que pertence a família Carcharhinidae, e do género Glyphis.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie muito rara de tubarão de água doce, e não se sabe muito sobre esta espécie, embora se creia que habite em águas costeiras e marés de rios tropicais no norte da Austrália e Nova Guiné.
O tubarão dente-de-lança é adaptado para caçar na escuridão quase total, e não é tão ativo quanto outros tubarões requiem, movendo-se rio acima e rio abaixo com as correntes das marés para economizar energia.
Características do tubarão dente-de-lança
O tubarão dente-de-lança têm dentes similares às pontas de lanças, daí a origem do nome, ele têm uma coloração cinzenta com um tom escuro ou claro no dorso.
Com relação ao focinho é longo e arredondado e a cabeça é achatada, e têm olhos pequenos e arredondados.
É uma espécie de tubarão de dimensões relativamente pequenas, sendo que os machos medem aproximadamente 100 cm, ao passo que as fêmeas conseguem chegar aos 180 cm.
Reprodução do tubarão dente-de-lança
A reprodução é vivípara, com as fêmeas formando uma conexão placentária com seus filhotes, embora os detalhes sejam desconhecidos.
Habitat
Os tubarões-dente-de-lança habitam águas marinhas costeiras e marés de grandes rios tropicais no norte da Austrália e Nova Guiné de temperaturas elevadas, além de ser um tubarão de água doce muito raro.
Estado de conservação
O tubarão dente-de-lança é uma espécie que está ameaçado pela captura acidental na pesca comercial e recreativa , bem como pela degradação do habitat.
A espécie corre um sério risco de extinção, foram considerados como espécie em perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) desde 2009.
Onde encontrar o tubarão dente-de-lança
Pode ser encontrado no norte da Austrália e Nova Guiné de temperaturas elevadas.