Tubarão de coral: características, reprodução, alimentação, habitat e criação
O tubarão de coral ( Atelomycterus marmoratus) é uma espécie de tubarão de gato de água salgada que pertence a família Scyliorhinidae, e da ordem Carcharhiniformes. conhecido também como tubarão-gato-coral.
Além disso, esta espécie é comum em recifes de coral rasos em todo o Indo-Oeste do Pacífico, do Paquistão à Nova Guiné.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso tubarão.
Características do tubarão de coral
O tubarão de coral tem um corpo muito esguio, cilíndrico e firme e uma cabeça curta e estreita, mede cerca de 70 cm de comprimento.
Além disso, o focinho é curto e ligeiramente achatado, com ponta romba, e os olhos são horizontalmente ovais e protegidos por membranas nictitantes rudimentares, atrás estão espiráculos de tamanho moderado.
As narinas grandes são cobertas principalmente por abas largas e triangulares de pele em suas margens anteriores, deixando pequenas aberturas inaladas e exalantes.
Reprodução do tubarão de coral
O tubarão de coral é ovíparo, a fêmea produz dois ovos de cada vez, e cada ovo é colocado em uma cápsula em forma de bolsa com aproximadamente 6–8 cm de comprimento e 2 cm de largura.
Além disso, a fêmea deposita os ovos no fundo, em vez de prendê-los a estruturas verticais, a cápsula é marrom clara quando recém colocada e escurece com o tempo.
Os ovos eclodem em 4 a 6 meses a 26 ° C, os tubarões recém-nascidos medem de 10 a 13 cm de comprimento e têm um padrão dorsal contrastante de barras verticais claras e escuras, às vezes com pontos pretos e brancos.
Alimentação
Esta espécie de tubarão se alimenta de pequenos invertebrados bentónicos e peixes ósseos.
Habitat
Esta espécie de tubarão habita em recifes de corais costeiros em profundidades não superiores a 15 m.
Criação em aquários
O tubarão de coral é uma espécie bastante comum no comércio de aquários, ele é considerado adequado para aquários domésticos devido ao seu tamanho pequeno, robustez e aparência atraente.
No entanto, a espécie requer um tanque de pelo menos 300 centímetros de comprimento, com esconderijos suficientemente profundos.
O tubarão de coral tende a ser mais agressivo do que outros tubarões pequenos, muitas vezes atacando companheiros de tanque maiores do que pode consumir, e sabe-se que indivíduos em cativeiro vivem até 20 anos e a espécie se reproduziu no aquário.
Fotos do tubarão de coral
Onde encontrar o tubarão de coral
O tubarão de coral pode ser encontrado do Paquistão e Índia ao sudeste da Ásia e Taiwan , incluindo as Filipinas e a Nova Guiné.