Tubarão branco: características, alimentação, reprodução, ameaças e curiosidades
O tubarão branco (Carcharodon carcharias) é um peixe da família Lamnidae conhecido como tubarão-anequim, cação-anequim ou cação-branco.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Vale ressaltar que é um dos maiores predadores do oceano, é o tubarão mais conhecido em todo o mundo, graças à sua coloração única e atraente, seus olhos negros e seus dentes e mandíbulas ameaçadoras, que vêm estampando há décadas as capas das revistas.
É o maior peixe existente no mundo e é um dos principais predadores de mamíferos marinhos, até o tamanho de grandes baleias de barbatanas.
O tubarão branco também é conhecido por caçar uma variedade de outros animais marinhos, incluindo peixes e aves marinhas.
Porém é a única espécie sobrevivente conhecida de seu gênero Carcharodon e é responsável por mais incidentes registrados de mordidas humanas do que qualquer outro tubarão.
Características do tubarão branco
O tubarão branco possui um focinho grande e cônico, os lobos superior e inferior da barbatana da cauda são por volta do mesmo tamanho, o que corresponde a alguns lamniformes (ordem de tubarões).
Além disso um tubarão branco mostra contra sombreamento, pois tem uma parte inferior branca e uma área dorsal cinza às vezes é um tom marrom ou azul que dá uma aparência geral mosqueada.
Contudo com sua cor fica difícil de a presa identificar o tubarão pois quebra o contorno do tubarão quando visto de lado.
Quando visto de cima, o tom mais escuro se mistura com o mar e de baixo expõe uma silhueta mínima contra a luz do sol.
Porém o leucismo é extremamente raro nesta espécie, mas foi documentado em um tubarão branco em um filhote que apareceu na costa da Austrália e infelizmente morreu.
Vale ressaltar que os grandes tubarões brancos, como muitos outros tubarões, possui fileiras de dentes serreados atrás dos principais, prontos para substituir qualquer um que se quebre.
Quando o ele morde, balança a cabeça de um lado para o outro, ajudando os dentes a cortar grandes pedaços de carne.
Além disso, esta espécie de tubarão têm olhos maiores do que as outras espécies em proporção ao tamanho do seu corpo, a íris do olho é um azul profundo em vez de preto.
Reprodução do tubarão branco
Os tubarões brancos são ovovivíparos, pois os ovos se crescem e nascem no útero e continuam a se desenvolver até o nascimento. O período de gestação é de 11 meses.
O nascimento de tubarões brancos nunca foi observado, mas as fêmeas grávidas foram examinadas.
Além disso preferem acasalar em águas rasas longe das áreas de alimentação e constantemente rolam de barriga para barriga durante o acasalamento.
Vale ressaltar que os machos atingem maturidade sexual aos 26 anos, enquanto as fêmeas aos 33 anos.
Contudo a maturidade sexual tardia do tubarão, e a baixa taxa reprodutiva, o longo período de gestação de 11 meses e o crescimento lento o tornam vulnerável a pressões como pesca excessiva e mudanças ambientais.
Alimentação
O tubarão branco por ser carnívoros possui uma vasta lista de alimentos como atum, raias e outros tubarões, golfinhos, botos, baleias, focas, lobos-marinhos, e leões-marinhos, tartarugas, lontras-marinhas e aves marinhas.
Dessa forma o tubarão também é conhecidos por comer objetos que não conseguem de digerir.
Quando chegam a quase 4 metros de comprimento, começam a se alimentar predominantemente de mamíferos marinhos.
Curiosidades
Os tubarões brancos masculinos medem de 3 a 4 metros de comprimento, já as fêmeas medem de 4,9 metros.
Os tubarões adultos pesam cerca de 522 a 771 quilos, no entanto as fêmeas adultas podem pesar de 680 a 1.110 quilos.
Vale ressaltar que as maiores fêmeas registradas mediam até 6 metros de comprimento e pesavam cerca de 1.905 quilos, talvez até 2.268 quilos.
Habitat
O tubarão branco pode ser encontrado em quase todas as águas costeiras e em mar aberto, sua maior concentração fica nos Estados Unidos, Califórnia, África do Sul, Japão, Oceania, Chile e o mar Mediterrâneo, incluindo o mar de Mármara e Bósforo.
Além disso uma das populações mais densas conhecidas é encontrada em torno de Gansbaai na África do Sul.
Vale ressaltar que é um peixe epipelágico, essencialmente na presença de caça rica, como focas, leões-marinhos, cetáceos, outros tubarões e grandes espécies de peixes ósseos.
Em mar aberto já foi encontrado em até 1.200 metros de profundidades . Essas descobertas desafiam a noção tradicional de que o tubarão branco é uma espécie costeira.
Onde encontrar o tubarão branco
O tubarão branco pode ser encontrado nas águas superficiais costeiras de todos os principais oceanos.
Ameaças naturais do tubarão branco
Vale ressaltar que a competição interespecífica entre o tubarão branco e a orca é provável em regiões onde as preferências alimentares de ambas as espécies podem se sobrepor.
Além disso um incidente foi atestado em 4 de outubro de 1997, nas ilhas Farallon, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Acredita-se que uma orca fêmea de 5,3 metros imobilizou um tubarão branco de 3 a 4 metros.
Contudo a orca segurou o tubarão de cabeça para baixo para induzir a imobilidade e manteve o tubarão imóvel por 15 minutos, fazendo ele sufocar.
Logo a seguir a orca começou a comer o fígado do tubarão morto. Acredita que o cheiro da carcaça do tubarão morto faz com que todos os tubarões da região fugissem, perdendo a oportunidade de uma ótima alimentação sazonal.
Conservação da espécie
Vale ressaltar que não é claro quanto ao aumento coincidente na pesca de tubarões brancos causou o declínio das populações no ano de 1970 até hoje.
Além disso, não há nenhum número preciso da população global está disponível, mas o ele agora é apontado como vulnerável.
Dessa forma os tubarões capturados durante o longo intervalo entre o nascimento e a maturidade sexual nunca se reproduzem, dificultando a recuperação e o crescimento da população
No brasil desde 2005, o tubarão branco é apontado como vulnerável na lista de espécies ameaçadas de extinção do Estado do Espírito Santo.
No ano de 2010, constou como vulnerável no Livro Vermelho da Fauna Ameaçada no Estado do Paraná.
Além disso em 2014, foi incluído como vulnerável na Portaria MMA N.º 444 de 17 de dezembro de 2014 e no Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no Estado de São Paulo como ameaçada de sobreposição.
E em 2018 como vulnerável no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Fotos do tubarão branco
O tubarão branco é uma das maiores espécies de peixes da Terra e o seu comprimento e peso médios são de 5 metros e 1,5 toneladas, respectivamente. Na espécie, as fêmeas são maiores que os machos.
Como mencionamos o tubarão branco possui um focinho grande e cônico, os lobos superior e inferior da barbatana da cauda são por volta do mesmo tamanho, o que corresponde a alguns lamniformes (ordem de tubarões).
Além disso um tubarão branco mostra contra sombreamento, pois tem uma parte inferior branca e uma área dorsal cinza às vezes é um tom marrom ou azul que dá uma aparência geral mosqueada.
Contudo com sua cor fica difícil de a presa identificar o tubarão pois quebra o contorno do tubarão quando visto de lado.
Quando visto de cima, o tom mais escuro se mistura com o mar e de baixo expõe uma silhueta mínima contra a luz do sol.