Início » Animais Aquáticos » Tracajá da amazônia: características, reprodução, alimentação e habitat

Tracajá da amazônia: características, reprodução, alimentação e habitat

tracaja da amazonia

Tracajá da amazônia (Podocnemis unifilis) é uma espécie de tartaruga de água doce da família Podocnemididae, popularmente chamado de tracajá na região amazônica.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhosa tartaruga.

tracaja da amazonia
tracaja da amazonia

Além disso, esta espécie é uma espécie de cágado de carapaça e pele negra com manchas amarelas na cabeça.

A Tracajá da amazônia vive em muitas bacias hidrográficas do norte da América do Sul, entre elas a do Orinoco (Venezuela) e do Amazonas, e possui peso variando de 9 a 12kg e tem sua carapaça no formato convexo e ovalado.

Características da tracajá da amazônia

características da tracaja da amazônia
características da tracaja da amazônia

tracajá da amazônia é uma espécie de cágado comum na Amazônia e é visado pelo comércio ilegal porque faz parte do cardápio habitual das populações ribeirinhas.

Esta espécie têm como característica manchas amarelas bem visíveis na cabeça e mede em torno de 45 cm e pesa em média 8 kg.

Reprodução da tracajá da amazônia

A tracajá se reproduz anualmente pondo de 15 a 30 ovos que são enterrados às margens dos rios e seus braços fluviais, estes vindo a eclodir depois de um período de 90 a 220 dias.

Além disso, a temperatura pode definir o sexo dos nascidos, na vida adulta pode chegar aos 45cm e pesar 8kg.

Alimentação

tracaja da amazonia
tracaja da amazonia

tracajá da amazônia é considerado um animal onívoro, podendo alimentar-se de vegetais aquáticos e frutos, insetos e caramujos.

Habitat

tracajá da amazônia habita em rios, lagos e lagoas.

Onde encontrar a tracajá da amazônia

Esta espécie de tracajá pode ser encontrado na Venezuela, Guianas e toda a Amazônia do Brasil, além de Colômbia, Peru, Equador e Bolívia.

Uso na culinária

tracaja da amazonia
tracaja da amazonia

 

Sua carne é amplamente consumida nas regiões onde vive, pois é alvo de caça predatória (que é pouco frequente). Seus ovos também são consumidos de diversas formas pelos ribeirinhos.

O animal é geralmente capturado com redes de emalhar e também durante a época de desova, quando está em terra firme e seus movimentos são muito lentos para escapar.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.