5 Tipos de piranha: características, curiosidades e informações
Conheça os tipos de piranha mais conhecidas e como diferenciar cada espécie, esses peixes são carnívoros de água doce muito ágeis, capazes de destruir um pedaço de carne em segundos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de piranha e como diferenciar.
Isso ocorre porque eles têm dentes extremamente afiados que facilitam o esmagamento rápido de suas presas.
São peixes predadores que se alimentam de outros peixes pequenos, moluscos, crustáceos, répteis (anaconda juvenil), carcaças de animais maiores, como ariranhas, e qualquer animal que caia na água em que vivem.
A palavra piranha vem da língua dos índios Tupi, nativos do Brasil. É o composto da palavra tupi pira, ou peixe, e ranha, que significa dente.
As piranhas é um dos cinco gêneros da subfamília Serrasalminae, a maioria pesa cerca de 250 gramas e atinge um comprimento de cerca de 25 centímetros.
Caracterizam-se por serem peixes em forma de disco, de corpo achatado, com a cabeça frontalmente achatada, boca escancarada para trás da cabeça e semi-aberta, deixando visíveis seus dentes triangulares, laminares e afiados, cuja função é cortar e rasgar.
Tipos de piranha
Piranha branca
A piranha branca (Serrasalmus marginatus) é um peixe de água doce da família Serrasalmidae conhecido também como pirambeba e piranha.
Além disso, esta é uma espécie de peixe temida devido seu ataque agressivo e frenético frente a suas presas, possui a reputação de um predador voraz e apetite insaciável.
A piranha branca possui dentes triangulares extremamente afiados e uma mandíbula poderosa e focinho achatado, características que lhe permitem atacar e morder com notável força.
Sua broca está constantemente sendo substituída em ambos os lados, permitindo uma alimentação contínua, tem um sistema auditivo desenvolvido.
Piranha covarde
A piranha covarde (Catoprion mento) é um peixe de água doce da família Serrasalmidae conhecida também como piranha wimple ou Catoprion mento.
Contudo, este tipo de piranha é uma espécie sul-americana que se alimenta de escamas de peixe.
A piranha covarde atinge cerca 75 a 125 mm de comprimento, a curvatura de sua grande mandíbula inferior em forma de banana cria uma protuberância distinta.
Isso deu a este peixe o nome específico Mento, que significa queixo, seus dentes cônicos e reduzidos no maxilar superior se projetam para frente quando o maxilar é fechado.
Esta piranha covarde tem 62 cromossomos, que é mais do que a média de peixes aparentados (60 cromossomos).
Piranha-mapará
A piranha-mapará (Pygopristis denticulatus) é um peixe de água doce que pertence a família Serrasalmidae, esta espécie de piranha da Amazônia que possui corpo alto e ovalado.
Além disso, esses peixes possuem dentes do maxilar superior de tais animais, normalmente, são simétricos.
A piranha-mapará vive em rios, lagos e lagoas em cardumes de 20 a 30 peixes, porém podem chegar a 100 indivíduos em seu cardume.
Piranha preta
A piranha preta (Serrasalmus rhombeus) é um peixe carnívoro de água doce da família Characidae, conhecido popularmente de piranha de olhos vermelhos.
Este tipo de piranha pode alcançar 40 cm de comprimento, sendo considerada a maior e mais agressiva de todas as espécies de piranha. Pois, este peixe tem a mordida mais poderosa entre os peixes dessa espécies.
Por isso, os pescadores precisam ter cuidados ao pescar este tipo de peixe principalmente na hora do manuseio.
Piranha vermelha
A piranha vermelha ( Pygocentrus nattereri) é um peixe de água doce conhecido popularmente piranha, piranha caju, piranha quexicuda, chupita, coicoa. Este peixe pertence a família Characidae.
Além disso, este tipo de piranha é a mais perigosa ele possui corpo comprimido e arredondado.
Esta espécie de peixe possui uma coloração cinza no dorso e avermelhada no ventre e na região inferior da cabeça.
Ele também possui nadadeiras peitoral, ventral e anal alaranjadas e pode alcançar 33 cm e pesar até 3,5 kg.
Curiosidades sobre as piranhas
Esses peixes normalmente atacam suas presas em grupos, mas também caçam por meio de perseguição ativa ou emboscadas.
Em grupo, eles podem devorar um animal grande como uma vaca em segundos. A razão pela qual as piranhas podem devorar tão rapidamente é porque elas não mastigam e, ao atacar em grupo, cada piranha tira um pedaço e alterna continuamente.
Importante da piranha para o equilíbrio ecológico
A maioria desses peixes vive em cardumes e habita os rios e lagos da América do Sul, principalmente na Amazônia, Guiana, Venezuela, Argentina, Peru e Suriname.
Como todos os predadores, as piranhas são importantes para o equilíbrio ecológico do meio ambiente. Eles têm um efeito positivo na purificação dos corpos d’água, pois devoram carcaças que de outra forma apodreceriam nos rios.