11 Tipos de peixe bótia: características, informações e muito mais
Conheça tipos de peixe bótia e como diferenciar cada espécie, os bótias são peixes ornamentais de água doce que pertencem a família Cobitidae, é um gênero de peixes com cerca de 20 espécies descritas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores alguns tipos de peixe bótia.
Os peixes deste gênero possuem um par de espinhos sob as órbitas; Usualmente fica escondido, mas pode ser estendido quando o peixe se sente ameaçado.
Esse comportamento é raro, mas devido a essa característica, é preciso ter cuidado ao pegar cardumes com rede de pesca, pois as farpas estendidas podem ficar presas na rede deteriorando o peixe.
Outra habilidade especial desses peixes é o som de clique que costuma ser ouvido quando o peixe está comendo. O som é produzido por um órgão especial que o peixe usa para sugar o caramujo de sua concha.
Para os aquaristas, esse recurso tem uma aplicação prática botias podem ser postas para controlar a infestação de cócleas em um aquário.
Tipos de peixe bótia
Bótia palhaço
O bótia palhaço (Chromobotia macracanthus) é um tipo de peixe bótia geralmente criado como animal de estimação em aquários, esses peixes são encontrados na Ásia e Indonésia, mais especificamente Sumatra e Bornéu.
O bótia palhaço é um peixe que possui uma coloração que chama a atenção devido a sua cor viva e o contraste formado pelas largas listras pretas e verticais que possui, o amarelo de seu corpo e o avermelhado próximo as nadadeiras.
Além disso, na natureza o peixe costuma atingir cerca de 30 cm de comprimento, Já nos aquários, só chega até metade desse tamanho, por volta de 15 cm.
Bótia de burma
O bótia de burma (Botia histrionica) é encontrado na Ásia, Índia e Mianmar e na bacia de Salween. Além disso, os menores podem simular os maiores simultaneamente com até três ou quatro peixes de cada lado.
A razão deste comportamento é desconhecido, mas pode estar relacionado a um grupo que permanece em contato um com o outro quando os rios enchem durante os períodos de inundação, talvez reduzindo o atrito nadando em formação ou tendo alguma outra função comunicativa.
Bótia imperador
O bótia imperador (Botia udomritthiruji) é espécie bastante rara no aquarismo sendo considerado o “Santo Graal” entre os entusiastas de Botias.
Porém apesar de serem conhecidos desde 1993, poucos peixes foram exportados e sempre com um preço muito alto devido a raridade e conveniência.
O bótia imperador foi recém descrita pela primeira vez em 1993 no rio Tenasserim e esta área não possui fácil acesso para os coletores de peixes devido a conflitos ocasionais entre as forças armadas de Mianmar e grupos rebeldes.
Bótia mármore
O bótia mármore ou botia kubotai (Botia kubotai) tem 10 centímetros de comprimento é bastante extrovertido e possui cores tão vibrantes quanto seu parente Yoyo.
No entanto, este tipo de peixe bótia não fácil de criar e pode custar bem caro, por isso recomendamos a escolha de outro mais fácil de criação.
Alguns espécimes são naturalmente mais ousados ou agressivos do que outros, e os alfas são geralmente os maiores espécimes do grupo e geralmente são fêmeas.
Bótia rosado
O bótia rosado (Tuberoschistura arakanensis) é a menor tipo de peixe bótia, ele tem cerca de 3 centímetros de comprimento, ele é um peixe super pequeno é sexualmente fácil de distinguir, de modo que os machos possuem a clássica cor rosada com uma faixa horizontal escura e as fêmeas cinza-acastanhadas cobertas de manchas.
Além disso, os machos bem condicionados têm uma coloração vermelho-alaranjada muito mais intensa que a fêmeas.
O bótia rosado é pacífico e surpreendentemente ousada para seu tamanho, embora ainda seja provável que seja intimidada ou derrotada por comida por companheiros de tanque muito maiores ou mais barulhentos.
Bótia pigmeu
O bótia pigmeu (Ambastaia sidthimunki) é um peixe bastante pacífico e muito comum em aquários comunitários.
Este tipo de peixe bótia prefere viver em cardumes de no mínimo cinco peixes, é ideal para aqueles que procuram um peixinho para começar no aquarismo.
No geral, o bótia pigmeu é muito fácil de alimentar, pois aceita uma variedade enorme de alimentos disponíveis para peixes ornamentais, principalmente as famosas rações de fundo.
Bótia zebra
O bótia zebra (Botia striata) contém muitas faixas finas, podendo atingir até 9 centímetros de comprimento, ele é um pouco menor do que o botia marmore, mas possui o mesmo nariz inclinado que é perfeito para comer caramujos, camarões bebês e quaisquer outros invertebrados que fiquem no seu caminho.
O bótia zebra aceita uma grande variedade de parâmetros de água e se sai bem em grupos compostos por no mínimo cinco peixes.
Bótia Yoyo
O bótia yoyo ( Botia almorhae ) é um peixe muito ativo, amigável e super resistente, sendo considerado um dos mais legais para se criar na região do fundo do aquário.
O corpo do bótia yoyo costuma ser alongado, esguio e possui coloração azul-prateada com pequenas faixas escuras e claras que muitas vezes se assemelham as letras Y e O; o que lhes dá o nome yoyo.
Bótia de bengala
O bótia de bengala (Botia dario) é uma espécie de peixe encontrada nas bacias de Brahmaputra e Ganges em Bangladesh , Butão e norte da Índia.
Este tipo de peixe bótia é uma ótima opção para aquários tropicais, cuidando rapidamente das populações de caracóis de pragas.
Os bótias de bengalas são onívoros e são alimentados com pastilhas que afundam, bem como bolachas de algas, também gostam de vegetais frescos, como pepino, abobrinha e alimentos congelados, como minhocas e artêmias.
Bótia-texugo
O Bótia-texugo (Yasuhikotakia morleti ) possui um comportamento interessante no qual espécimes mais jovens nadam lado a lado com os mais velhos, imitando todos os seus movimentos.
Este tipo de peixe bótia é encontrada na bacia do rio Mekong na Indochina, bem como nas bacias Chao Phraya e Mae Klong na Tailândia.
O Bótia-texugo é um peixe que tem o tamanho máximo é de 10 cm, a sua coloração é bege com uma listra na calda e no seu corpo, as fêmeas maduras sexualmente possuem região abdominal mais cheia e redonda, normalmente são mais encorpadas que os machos.
Bótia modesta
O bótia modesta (Yasuhikotakia modesta ) é bastante fácil de ser encontrado em lojas de aquarismo, já que possui forma e coloração muito distintas dos outros peixes.
Porém ele não é um peixe recomendado para iniciantes, pois necessita de excelentes condições de água e também porque possui escamas corporais muito pequenas.
O bótia modesta é um peixe nativo da Ásia especificamente nas Bacias dos rios Mekong, Chao Phraya e Mae Khlong.
O bótia modesta possui pequenas escamas corporais, ele também possui um espinho eréctil a frente dos olhos e 4 barbilhos em sua sua boca.
Com relações as cores dessa espécie variam de tons de azul até cinza, podendo em alguns casos adquirirem tons mais esverdeados, a cauda e as nadadeiras desse peixe podem ter cor amarela, vermelha ou até mesmo laranja, por isso eles são conhecidos por diferentes nomes.