Conheça os tipos de colisa e como diferenciar estes peixes de água doce que pertencem ao gênero Trichogaster e possuem cores vibrantes e chamativas.
Além disso, são ótimos peixes para se cuidar em aquários. É um peixe de temperamento amigável que possuem aparências variada.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de colisa de água salgada.
Tipos de colisa
Colisa lalia
Colisa lalia (Trichogaster lalius) é uma espécie de peixe ornamental de água doce da família Osphronemidae conhecido também como colisa lalia azul.
Colisa lalia é extremamente popular entre aquaristas dado sua beleza, rusticidade e comportamento pacífico, existem inúmeras variedades de cores oriundas desta espécie.
Além disso, entre as variedades mais comuns estão a variedade cobalto (azul sólido) conhecida como Colisa Azul e a variedade vermelha conhecida como Colisa Vermelha/Sangue, a variedade vermelha pode ser confundida com a Colisa Mel (Trichogaster chuna).
Esta espécie de colisa habita predominantemente ambiente lêntico como riachos, lagoas, pântanos, valas e córregos e canais de irrigação com vegetação abundante.
A colisa lalia é encontrado na Ásia, amplamente distribuído através do Paquistão, norte da Índia e Bangladesh.
Em aquário a colisa lalia aceitará alimentos secos sem dificuldades, devendo também ser fornecido pequenos alimentos para desenvolver melhor sua saúde e coloração.
Colisa azul
O colisa azul(Trichogaster lalius) é um peixe ornamental de água doce da família Osphronemidae conhecido como colisa, colisa super powder blue, Dwarf Gourami.
A colisa azul fêmea é menor que o macho, e possui o ventre roliço, coloração mais pálida, além disso, o macho é maior, apresenta coloração intensa no corpo inteiro e as nadadeiras anal e dorsal ligeiramente pontudas.
No entanto, estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.
Esta espécie de peixe habita em ambientes lentos e com muita vegetação, incluindo lagoas, pântanos, valas, córregos e canais de irrigação.
O colisa azul é um peixe ornamental de aquário de água-doce, pacífico, natural da América do Sul, b Bacia amazônica e bacia do Rio Negro.
Colisa vermelha
Colisa vermelha (Trichogaster lalius) é um peixe ornamental de aquário de água-doce da família Osphronemidae.
A colisa vermelha é um peixe nativo do Paquistão, Índia e Bangladesh.
Os machos são coloridos (vermelho com partes azuis) e as fêmeas são prateadas ou brancas, combine o macho com três ou quatro fêmeas e veja qual é do interesse dele.
Ele construirá o ninho de espuma e retirará as fêmeas que não lhe interessam. Em seguida, deixe apenas os dois no aquário, e seguir-se-á a caça e o acasalamento com o abraço nupcial.
O macho constrói um ninho de espuma para segurar os ovos à medida que se desenvolvem. Ele persegue a fêmea em busca de uma oportunidade de fertilização e a envolve no chamado abraço nupcial típico da reprodução anabantida. Após a cópula, a fêmea libera os ovos, que são fecundados pelo macho.
A fêmea deve ser separada logo após a postura dos ovos e o macho cuida da prole, ele recolhe os ovos com a boca e os leva um a um um em um.
Recomenda-se usar plantas flutuantes no aquário para cuidar do ninho e depois poder esconder os filhotes entre as raízes.
Os ovos levam de 1 a 2 dias para eclodir e o macho pode ser mantido junto por mais alguns dias até que os filhotes estejam nadando livremente ou removidos antes disso, o aquarista decide.
Este tipo de colisa normalmente habita em águas lentas e de baixa altitude, com vegetação abundante, incluindo lagoas, valas, beels e campos inundados.
Colisa mel
Colisa mel (Trichogaster chuna) é peixe ornamental de água doce da família Osphronemidae conhecido também de colisa chuna ou chuna.
A colisa mel fêmea adulta apresenta coloração acastanhada e são visivelmente maiores que os machos e possuem uma ampla faixa lateral marrom estendendo-se posteriormente de trás do olho até o pedúnculo caudal.
Além disso, os machos apresentam tom alaranjado em suas nadadeiras, exceto caudal, além de possuir nadadeira dorsal e anal mais longas e pontiagudas.
Espécie extremamente popular entre os aquaristas devido à sua beleza e adaptabilidade à química da água.
Em seu habitat natural, é frequentemente encontrada em regiões quentes e águas estagnadas e pobres em oxigênio cercadas por vegetação densa.
Ovípara. Durante a fase reprodutiva, o macho tende a ser agressivo com a fêmea, comportamento que cessa quando se inicia o ritual reprodutivo.
Os dois permanecem sob o ninho de bolhas, com o macho cutucando a fêmea com o focinho e acariciando a região abdominal com suas antenas.
A desova ocorre sob o ninho de bolhas no típico abraço anabantoide, com o macho se enrolando as fêmeas ao redor, liberando óvulos e espermatozoides ao mesmo tempo.
Os ovos liberados pela fêmea flutuam, alguns podem eventualmente afundar onde são recolhidos pelo macho e colocados no ninho.
A colisa mel é um peixe Onívoro, em seu ambiente natural alimenta-se principalmente de pequenos crustáceos, rotíferos, protozoários, algas larvas de insetos e pequenos anelídeos.
Esta espécie de colisa habita predominantemente ambiente lêntico como riachos, lagoas, pântanos, valas e córregos e canais de irrigação com vegetação abundante.
Além disso, é encontrado em águas macias e pouco mineralizadas, que sofrem flutuações sazonais devido as monções anuais ocorrentes entre Julho e Outubro.
Colisa fasciata
A colisa fasciata (Trichogaster fasciata) é uma peixe da família Osphronemidae, conhecido também como Gourami de mel.
A colisa fasciata possui um corpo robusto e comprido, com escamas brilhantes em tons de dourado, azul e vermelho.
Os machos da espécie costumam ser mais coloridos e maiores que as fêmeas, com uma faixa preta que corre pela parte de trás do corpo. As fêmeas são menos coloridas e possuem um corpo arredondado.
É um peixe que pode chegar a medir até 10 cm de comprimento. Além disso é um peixe labiríntico, o que quer dizer que tem um órgão especial chamado labirinto que lhe permite respirar oxigênio diretamente do ar acima da superfície da água.
A reprodução da espécie é sexual, com os machos fertilizando os ovos depositados pelas fêmeas. O processo de acasalamento começa quando o atrai a fêmea para o ninho de bolhas e a envolve com suas barbatanas.
Depois que os ovos são depositados pela fêmea, o macho os fertiliza. Os ovos a derem as folhas ou outros objetos próximos ao ninho e são cuidados pelos pais até que os filhotes possam nadar livremente.
A incubação dos ovos dura cerca de 48 horas, dependendo da temperatura da água. Os filhotes eclodem após cerca de 2 dias e começam a nadar livremente após mais alguns dias.
Este tipo de colisa é onívora, o que significa que se alimenta de material vegetal e também animal. Em seu ambiente natural costumam se alimentar de pequenos crustáceos, insetos e larvas, e também de algas e outros vegetais.
Dentro do aquário a alimentação deste peixe consiste em alimentos vivos, congelados e secos, como artêmias, dafnias e rações específicas a este tipo de peixe.
Esta espécie é um peixe de Água Doce que habita em riachos, rios lentos, lagos e pântanos com águas paradas ou com pouca correnteza, em que a temperatura da água é relativamente quente.
Em seu ambiente natural, este peixe gosta de viver em meio à vegetação aquática densa, como plantas flutuantes e raízes de árvores submersas, onde ela pode encontrar proteção e alimento.
Colisa chuna
Colisa chuna (Trichogaster chuna) é um peixe ornamental de água doce da família Osphronemidae, conhecido popularmente de colisa mel.
A colisa chuna fêmea adulta apresenta coloração acastanhada e são visivelmente maiores que os machos e possuem uma ampla faixa lateral marrom estendendo-se posteriormente de trás do olho até o pedúnculo caudal.
Com relação aos machos apresentam tom alaranjado em suas nadadeiras, exceto caudal, além de possuir nadadeira dorsal e anal mais longas e pontiagudas.
A colisa chuna habita em ambiente lêntico como riachos, lagoas, pântanos, valas e córregos e canais de irrigação com vegetação abundante.
Além disso, a espécie é encontrado em águas macias e pouco mineralizadas, que sofrem flutuações sazonais devido as monções anuais ocorrentes entre Julho e Outubro.
A colisa chuna é encontrada na Ásia, Norte da Índia, incluindo planície inundada e delta em Bangladesh, além do sistema de Brahmaputra, além de registros no Nepal.
Colisa labiosa
Colisa labiosa ( Trichogaster labiosa ) é uma especie de peixe marinho da família Osphronemidaeque pertence ao gênero dos Trichogaster.
O colisa labiosa é um peixe de cerca de 9 cm , com um corpo muito colorido com listras verticais vermelhas e azuis alternadas nas laterais e barbatanas contornadas por uma linha laranja.
O corpo é alto e comprimido lateralmente. Como em todos os Gouramis do gênero Colisa , as nadadeiras ventrais de C. labiosa formam filamentos alongados que servem como órgão tátil.
As barbatanas anal e dorsal começam bem à frente do corpo e terminam na base da barbatana caudal. Como o próprio nome sugere, a boca é proeminente com os lábios na frente.
A espécie apresenta dimorfismo sexual : a nadadeira dorsal do macho é mais pontiaguda e mais longa que a da fêmea.
Este tipo de colisa pode ser confundido com o Gourami Anão ( Trichogaster labiosus ) mas suas cores são mais discretas, sua forma geral menos redonda, seus lábios são mais grossos e é maior que este último.
O espécime-tipo vem do curso médio do Irrawaddy , na atual Mianmar (antiga Birmânia ). A principal área de distribuição é também em Mianmar, nomeadamente a sul para Rangoon e a leste para o estado de Shan .
As ocorrências no estado indiano de Manipur só foram documentadas desde 2005. Como seguidor da culturao gourami de lábios grossos há muito expandiu seus habitats originais, os tranquilos afluentes dos rios e planícies aluviais, para campos de arroz e seus sistemas de irrigação.
Esta é provavelmente também a razão de sua distribuição relativamente ampla em Mianmar.
O colisa labiosa tem sido amplamente transportado em todo o mundo para a indústria de peixes de aquário. É um peixe geralmente pacífico para um aquário comunitário tropical.
Como outras espécies de Trichogaster , ele tende a ser um pouco tímido e se esconde sob as plantas quando se sente ameaçado. É mantido em água que varia de 22°C a 28°C (72°F – 82°F) e que é mole (50 mg/l) e ácida (pH 6,0 – 6,5).
Ele come uma variedade de alimentos, incluindo alimentos em flocos , vermes sanguíneos e artêmias. Aquaristas evitam mantê-lo com farpasou outros raspadores de barbatanas que podem danificar suas barbatanas ventrais semelhantes a fios .
Colisa sota
Colisa sota ( Trichogaster chuna ) um peixe Osphronemidae de água doce nativo do sul da Ásia, pertence ao gênero dos Trichogaster.
Eles têm corpos de cor laranja. Esta espécie pode atingir um comprimento de 5,5 centímetros (2,2 pol.) TL . Espécimes masculinos deste peixe, típicos de muitos gouramis , são geralmente mais coloridos do que suas contrapartes femininas .
Apresentam coloração laranja brilhante ao redor da região da garganta, que na época da reprodução fica bem mais brilhante e é utilizada para cortejar a fêmea.
A parte inferior dos machos fica preta durante a reprodução. Os machos também exibem um tom alaranjado em suas nadadeiras, com exceção da nadadeira caudal.
O macho também tem barbatanas mais longas, com uma barbatana dorsal pontiaguda e raios de barbatana anal estendidos.
Duas outras variedades de cores foram criadas seletivamente – uma variedade vermelho-alaranjada conhecida como pôr do sol ou vermelho pisco de peito vermelho e uma variedade mais clara chamada ouro.
O colisa sota é normalmente encontrado em rios e lagos em sua área nativa da Índia e Bangladesh. Habita áreas de densa vegetação em águas moles e pouco mineralizadas. Este peixe prefere os níveis superior e médio da água.
O colisa sota é geralmente considerado um peixe comunitário não agressivo, ideal para pequenos aquários (10 galões ou mais). No entanto, como outros gouramis, os colisa sota masculinos podem ser agressivos uns com os outros.
Por esse motivo, é melhor mantê-los separados, a menos que o tanque seja grande o suficiente para os machos estabelecerem territórios. Um tanque que inclua este peixe deve ser plantado e decorado para fornecer cobertura adequada.
Fornecer cobertura é necessário, pois esta espécie, como o gourami anão de tamanho semelhante , pode ser bastante tímida, e companheiros de tanque agressivos devem ser evitados.
Bons companheiros de tanque incluem tetras sem barbatanas , farpas sem barbatanas , corydoras , platyse outros gouramis. A temperatura da água deve ser mantida em torno de 22-28 °C (71-82 °F). A química da água não é importante, mas extremos devem ser evitados.