12 Tipos de cavalo-marinho mais conhecidos
Conheça os tipos de cavalo-marinho e como são as características desses maravilhosos animais de aparência distinta e fascinante.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de cavalo-marinho de água salgada.
Além disso, esse são animais monogâmicos que se acasalam para todo a vida, o que é incomum no mundo animal.
Tipos de cavalo-marinho
Cavalo marinho de focinho curto
O cavalo marinho de focinho curto (Hippocampus breviceps) é uma espécie de peixe de água salgada da família Syngnathidae, conhecido como cavalo-marinho nodoso, cavalo-marinho de cabeça curta.
O cavalo marinho de focinho curto é uma espécie de cavalo-marinho pequeno bem camuflado com um focinho curto, uma coroa distintamente alta e gavinhas carnudas na cabeça e no corpo.
Além disso, esses indivíduos são frequentemente vistos entre manchas de algas Sargassum em Port Phillip.
Esse peixe tem um comportamento monogâmico que acaba afetando a taxa reprodutiva se um membro do casal for removido.
Pois o cavalo-marinho tem como característica marcante o fato de o macho ser o responsável pela produção dos filhotes.
Além disso, no momento da cópula, o cavalo-marinho fêmea transfere seus oócitos para a bolsa incubadora dos machos.
O tempo de gestação varia de espécie para espécie e também está relacionado à temperatura da água. Durante o nascimento, o macho se contorce violentamente para liberar os filhotes.
Mais de 100 filhotes nascem em cada gravidez, cada um com tamanho médio de 1 cm.
Este tipo de cavalo-marinho se alimenta de zooplancton, porém ocasionalmente consome alevinos e pequenos camarões.
O cavalo marinho de focinho curto habitat em mar aberto, mar costeiro, pradarias aquáticas subtidais, recifes de coral, águas estuarinas, zonas intertidais, lagoas costeiras de água salgada e sistemas cársticos.
Cavalo marinho do focinho longo
Cavalo marinho do focinho longo (Hippocampus reidi) é uma espécie de peixe ósseo de água salgada da família Syngnathidae.
O cavalo marinho do focinho longo é um peixe de pequeno porte apresentando entre 8 cm e 23 cm de altura, sendo mais comuns exemplares medindo entre 12 cm e 18 cm.
Além disso, o seu corpo que é formado por anéis ósseos apresenta formação vertical com a cabeça alongada voltada para a frente lembrando a cabeça de um cavalo.
Este peixe ósseo possui duas nadadeiras peitorais pequenas logo atrás da cabeça e uma nadadeira dorsal pequena nas costas, características que lhes confere um baixo poder de natação e por consequência os deixam vulneráveis em locais de forte correnteza.
No entanto, para compensar esta característica a nadadeira caudal é ausente dando lugar a uma cauda longa e preensil que lhes permite agarrar fortemente em algas, corais, vegetações e outras estruturas.
O cavalo marinho de focinho longo é uma espécie de peixe ósseo monogâmica ovovivípara cuja fêmea deposita os ovos em uma bolsa abdominal presente nos machos.
Dessa forma os ovos são fecundado e ficam por aproximadamente duas semanas, até eclodirem, além disso, os filhotes nascem medindo em torno de 7 mm.
No cavalo marinho de focinho longo, o focinho representa 50% do tamanho da cabeça, um outro ponto curioso é que os cavalos-marinhos formam pares que duram a vida toda.
Esta espécie habita regiões subtropicais, variando de 29 graus norte a 25 graus sul e 133 graus oeste a 40 graus leste.
O cavalo marinho de focinho longo se alimenta de zooplancton, porém ocasionalmente preda alevinos de peixes e pequenos camarões.
O cavalo marinho de focinho longo pode ser encontrado ao longo da costa atlântica ocidental, da Carolina do Norte nos Estados Unidos até o litoral de Santa Catarina no Brasil.
Atualmente, o cavalo marinho de focinho longo possui status de Dados Insuficientes na Lista Vermelha da IUCN e é considerado uma espécie Vulnerável no Brasil de acordo com o Livro Vermelho da Fauna Brasileira em Perigo Crítico (ICMBio).
Cavalo-marinho-da-patagônia
O cavalo marinho patagônico ( Hippocampus patagonicus ) é uma espécie de peixe marinho da família Syngnathidae .
Habita águas costeiras desde o nordeste do Brasil até Chubut , Argentina . Geralmente é encontrado em profundidades rasas ligado a substratos naturais ou artificiais.
O cavalo marinho patagônico tem tipicamente 6–15 centímetros de comprimento com espinhos baixos, focinho curto e cauda longa.
Sua coroa é uma crista ou cunha baixa. Os indivíduos são de cores monótonas, variando de marrom claro a escuro, amarelo, vermelho ou laranja.
O corpo e a cabeça apresentam estrias escuras irregulares e pequenos pontos brancos.
Os indivíduos desta espécie carnívora são predadores oportunistas, o que significa que eles atacam qualquer espécie que seja mais abundante e vulnerável em seu ambiente no momento.
Todas as espécies de Hippocampus estão listadas no Apêndice II da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES), que regula a importação e exportação legal de cavalos-marinhos.
Em 2004, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis implementou uma cota de exportação de cavalos-marinhos não fiscalizada e não monitorada de 250 espécimes por espécie.
No entanto, as cotas foram claramente violadas pelos exportadores, que identificaram ou rotularam erroneamente as espécies de cavalos-marinhos para aumentar as exportações.
Cavalo-marinho-japonês
Cavalo-marinho-japonês ( Hippocampus japapigu ) é uma espécie de cavalo marinho da família Syngnathidae que pertence ao gênero dos Hipocampo.
Este tipo de cavalo-marinho atinge um comprimento de 1,6 cm e contém 28 anéis da cauda, 14 raios da nadadeira dorsal, 9 raios da nadadeira peitoral e 4 anéis subdorsais. É do tamanho de uma jujuba e sua coloração é feita para se esconder em recifes cobertos de algas .
Tem um par de saliências em forma de asa no pescoço; ao contrário de outras espécies, contém apenas um par em vez de dois, e é o único cavalo-marinho do mundo conhecido por ter uma crista óssea descendo pelas costas.
Ele vive no noroeste do Pacífico, perto do Japão , e vive em profundidades de 5 a 22 metros, mas geralmente é encontrado em 10 a 13 metros, mas não vive com nenhuma espécie específica para hospedar e, em vez disso, se agarra a relvas de algas em regiões subtropicais e recifes.
Cavalo-marinho-indiano
Cavalo-marinho-indiano ( Hippocampus trimaculatus ) é uma espécie de peixe da família Syngnathidae que pertence ao gênero dos Hipocampo.
O cavalo-marinho-indiano tem uma aparência que varia, ele normalmente é achatado, com uma bochecha e espinhos pontudos em forma de gancho, com uma cabeça estreita e sem espinhos no nariz. Sua cor pode ser laranja dourado, cor de areia ou até mesmo totalmente preto.
Alguns são conhecidos por terem listras marrons e brancas semelhantes a zebras. Além disso, sabe-se que os machos são ligeiramente mais longos do que as fêmeas.
Esses cavalos-marinhos são geralmente encontrados em profundidades de 10 a 100 metros.
O cavalo-marinho-indiano geralmente vivem em habitats como fundos de cascalho ou areia ao redor de recifes de coral, em estuários lamacentos e perto de manguezais e podem viver em águas salobras.
O cavalo marinho de cara chata é afetado pela perda de habitat; no entanto, está listado apenas como vulnerável, não em perigo.
Cavalo-marinho-do-pacífico
Cavalo-marinho-do-pacífico (Hippocampus ingens) é uma espécie de peixe da família Syngnathidae que pertence ao gênero Hippocampus.
Cavalo-marinho-do-pacífico são um dos maiores cavalos-marinhos, com cavalos-marinhos adultos do Pacífico variando em tamanho de 12 a 19 centímetros de altura, com um tamanho máximo conhecido de 30 centímetros.
A prole tem aproximadamente 9 mm após o nascimento, embora grandes em comparação com outros de sua espécie, seu tamanho os atrapalha no mundo da conservação.
Os limites de tamanho mínimo são uma ferramenta de conservação comum e preferida, geralmente começando em 10 cm, assim, é fundamental que os cavalos-marinhos do Pacífico sejam medidos com precisão quando atingem a maturidade sexual, pois isso determina se eles serão protegidos ou não.
Os cavalos marinhos do Pacífico podem ter uma variedade de cores, incluindo verde, marrom, marrom, cinza e amarelo, os machos podem ser distinguidos das fêmeas por sua quilha proeminente.
Cavalo-marinho-coroado
O cavalo-marinho-coroado (Hippocampus coronatus) é um peixe da família Syngnathidae, que habita em águas do oceano Índico e Pacífico.
O cavalo-marinho-coroado mede aproximadamente 15 cm de comprimento, possuindo uma coroa óssea em sua cabeça que pode ser vista com uma série de espinhos.
Além disso, sua coloração pode variar, com alguns da espécie tendo tons amarelados, alaranjados, marrons ou vermelhos com manchas e listras escuras pelo corpo.
Assim como outros cavalos marinhos ele possui um corpo alongado, com uma boca tubular em forma de canudo, que é usada para capturar alimentos da sua dieta.
Se tratando de dimorfismo sexual, os machos são geralmente menores e mais coloridos que as fêmeas. Além de possuírem uma bolsa incubadora na qual os ovos são depositados pela fêmea e incubados até o nascimento dos filhotes.
Essa espécie é encontrada habitando em recifes de coral, prados submarinos de algas e embaixo de rochas em áreas rasas, que tenha uma profundidade de até 20 metros.
Além disso, podem ser encontrados em áreas de água salobra, como estuários e mangues.
Cavalo-marinho-do-cabo
O cavalo-marinho-do-cabo(Hippocampus capensis) é uma espécie de cavalo marinho endêmico da região costeira do Sul da África.
O cavalo-marinho-do-cabo possui um corpo alongado que possui a forma de tubo, com uma cauda enrolada e cabeça protuberante.
A espécie mede aproximadamente de 5 a 10 cm de comprimento, sendo um cavalo marinho pequeno.
É um peixe que de variadas cores, podendo ser amarelo, laranja, marrom, vermelho, preto ou uma combinação entre essas cores.
Este tipo de cavalo-marinho habita na região costeira do sul da África, sendo encontrado em recifes de coral, manguezais e estuários.
Cavalo-Marinho-Australiano
O cavalo-marinho-australiano (Hippocampus subelongatus) é uma espécie encontrada ao longo da costa sul da Austrália e na Nova Zelândia.
O cavalo-marinho-australiano pode chegar a ter até 35 cm de comprimento, com um esqueleto externo que reveste o seu corpo alongado e fino.
Além disso, tem uma cabeça pequena com um longo focinho tubular. Possui uma série de nadadeiras, usadas para se movimentar.
A espécie habita em áreas costeiras rochosas, recifes de coral e estuários ao longo da costa leste da Austrália, desde a Baía de Moreton, em Queensland, até a Tasmânia.
O cavalo-marinho-australiano é uma espécie ameaçada de extinção, classificada como “Vulnerável” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A população da espécie tem diminuído drasticamente nas últimas décadas devido à perda de habitat, poluição, mudanças climáticas e captura excessiva para o comércio de animais vivos.
Cavalo-marinho pigmeu
O cavalo-marinho pigmeu (Hippocampus denise) é uma espécie de cavalo-marinho da família Syngnathidae que pode ser encontrada na Indonésia, Malásia, Palau, Ilhas Salomão e Vanuatu.
O cavalo-marinho pigmeu é pequeno e bem camuflado, é muito difícil ver entre as ervas marinhas, corais moles ou gorgônias (fãs do mar) que habita.
Outras características distintivas do cavalo marinho pigmeu incluem cabeça e corpo carnudos, focinho muito curto e cauda longa e preênsil.
Com seus focinhos curtos, eles se parecem com filhotes de animais. Os cavalos marinhos pigmeus têm de 14 a 27 milímetros de comprimento da ponta da cauda até o final do focinho, portanto, sua altura vertical ao nadar é ainda menor.
Um adulto pode crescer até 13 milímetros de comprimento. Os verdadeiros cavalos marinhos pigmeus têm características morfológicas distintas.
Ao contrário de outros cavalos marinhos, eles têm uma única abertura branquial na parte de trás da cabeça em vez de duas nas laterais.
Machos e fêmeas diferem por terem aberturas na parte inferior da garupa: as fêmeas têm uma , redondo, poro elevado na ejeção dos ovos, e os machos têm uma fenda frontal e traseira para recebê-los.
Como o resto dos cavalos marinhos, os machos criam seus filhotes em uma bolsa em sua probóscide.
Cavalo-marinho-raiado
O cavalo-marinho-raiado (Hippocampus erectus) é uma espécie de peixe ósseo que pertence à família dos singnatídeos
O cavalo-marinho-raiado foi nomeado pela primeira vez por George Perry em 1810, esta é uma espécie diurna, variando de 12 a 17 centímetros de comprimento.
O comprimento máximo dado para a espécie é de 19 centímetros, é sexualmente dimórfico, o que significa que existem diferenças marcantes na aparência de machos e fêmeas; mais notavelmente a bolsa incubadora no abdômen do macho, que é usada para reprodução.
Os machos também são ligeiramente maiores e têm caudas preênseis mais longas do que as fêmeas.
Na natureza, tem uma vida útil de um a quatro anos, em cativeiro, no entanto, sua expectativa de vida geralmente atinge os quatro anos completos.
Este tipo de cavalo-marinho é encontrada em profundidades de até setenta e três metros, os adultos podem ser encontrados nadando livremente ou presos a um objeto estacionário.