Tilápia zebra: características, habitat, reprodução e alimentação
Tilápia zebra (Heterotilapia buttikoferi) é uma especie de peixe água doce da família dos Cichlidae que pertence ao gênero heterotilápia.
A tilápia zebra foi descrita pela primeira vez em 1881 pelo zoólogo holandês Ambrosius Hubrecht sob o nome científico Chromis buttikoferi e nomeada em homenagem ao zoólogo suíço e então diretor do Jardim Zoológico de Rotterdam Johann Büttikofer .
A espécie foi posteriormente atribuída ao gênero Tilápia e ali colocada no subgênero Heterotilápia .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características da tilápia zebra
Tilápia zebra é um grande ciclídeo, capaz de crescer até 30,8 cm de comprimento padrão.
O corpo é tipicamente amarelo ou branco com listras pretas que podem variar de muito claro a quase preto, dependendo do humor do peixe.
As barras pretas verticais são mais largas do que os espaços intermediários mais claros. Suas listras tendem a desaparecer à medida que envelhecem.
Habitat da tilápia zebra
A tilápia zebra ocorre em rios maiores da África Ocidental, por ex. B. na Geba no Rio Corubal e no Rio São João . Prefere o subsolo pedregoso e não migra para pequenos afluentes que nele desaguam.
Reprodução da tilápia zebra
A tilápia zebra é monogâmica, criadora aberta e forma uma família parental na qual ambos os pais cuidam dos ovos e dos peixes jovens.
Uma vez que um par formado esteja pronto para procriar, um território será demarcado. A postura ocorre sobre um suporte liso previamente limpo pelos pais. A fêmea pode botar mil ovos. Ovos, larvas e peixes jovens são ferozmente defendidos por seus pais.
Alimentação da tilápia zebra
É um onívoro, com uma grande parte da dieta à base de plantas.
Fotos da tilápia zebra