Início » Peixes » Tilápia do congo peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação 

Tilápia do congo peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação 

criacao do peixe tilapia do congo

A tilápia do congo (Coptodon rendalli) é um peixe de água doce da família Cichlidae conhecido como tilápia rendali e no inglês é redbreast tilapia, congo tilapia.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

tilapia do congo
tilapia do congo

As tilápias do congo são peixes de origem africana, muito utilizadas na piscicultura desde o ano 2000 a.C.

Além disso, ele possui o valor nutricional, é apreciada pelo seu desempenho como agente biológico combatendo mosquitos e ervas daninhas aquáticas, como isca viva, na pesca esportiva e na aquariofilia tropical.

Este peixe foi introduzido no Brasil em 1952 com a importação de exemplares da Tilapia rendalli para o repovoamento das represas com a finalidade de combater a proliferação de algas macrófitas aquáticas.

Origem

A tilápia do congo é um peixe nativo da África e da bacia do Congo.

Características do peixe tilápia do congo

caracteristicas do peixe tilapia do congo
caracteristicas do peixe tilapia do congo

A tilápia do congo é um peixe  que apresenta coloração verde-oliva prateada, com sobras verticais negras.

Além disso, a coloração da nadadeira dorsal também é verde-oliva, com uma linha vermelha e branca até cinza-escuro com pontos oblíquos.

Por outro lado, a nadadeira caudal é pontuada na porção dorsal, vermelha ou amarela na porção ventral, este peixe pode atingir até 45 cm de comprimento e 2,5 kg de peso.

O dimorfismo sexual da tilápia do congo é evidente, os machos desenvolvem as pontas da nadadeira dorsal e anal em formato pontiagudo e mais alongado, enquanto nas fêmeas são arredondadas.

Reprodução do peixe tilápia do congo

A tilápia do congo é um peixe Ovíparo, e a sua desova é iniciada pelo macho que escava um buraco, ele, então, guarda esta área ferozmente e tentar seduzir as fêmeas para acasalar com ele.

Além disso, uma fêmea disposta põe seus ovos diretamente sobre o local determinado, permitindo que o macho os fertilize antes de levá-los para sua boca.

Já o macho então abandona o território deixando sob responsabilidade da fêmea, esta transportará os ovos fertilizados na boca por até uma semana antes dos alevinos estar nadando livremente, ela cuidará da prole pelas duas a três semanas seguintes.

Alimentação

Esta espécie de peixe é onívoro com tendência herbívora, os juvenis alimentam-se de plâncton.

Já os adultos alimentam principalmente de plantas e algas, insetos e crustáceos, secundariamente pequenos peixes, sementes, frutos e raízes.

Habitat

tilapia do congo habitat
tilapia do congo habitat

A tilápia do congo é um peixe que habita em lagos de água doce, rios, várzeas e represas em profundidades variando de três a oito metros (variável), normalmente sob densa vegetação.

Onde encontrar o peixe tilápia do congo

Esta espécie de Tilápia pode ser encontrado naturalmente na Bacia do Congo, Lago Tanganyika, Lago Malawi, Zambesi e zonas costeiras do delta de Zambesi.

Além disso, esta espécie invasora, distribuída em todas as Bacias do Brasil, disseminada por meio de peixamentos.

Dicas para pesca do peixe tilápia do congo

dicas para pesca do peixe tilapia do congo
dicas para pesca do peixe tilapia do congo

A tilápia do congo é talvez o peixe mais famoso do Brasil, uma vez que é muito usada na culinária devido ao seu alto valor nutricional.

Além disso, a espécie habita quase todas as Bacias do país, disseminada por meio de peixamentos.

Para a pesca da tilápia do congo é necessário que utilize anzóis de tamanho médio, com aproximadamente 1cm a 2cm e suas fisgadas estarão garantidas.

Em seguida, jogue um pouco de ração no local onde você irá pescar tilápias para atrair o cardume.

Além disso, procure não fazer muito barulho no local onde for pescar pois estes peixes são bem ariscos e manhosos.

Iscas para pescar tilápia do congo

As melhores iscas para a pesca de tilápia do congo a utilização de minhocas, massinhas, ração, iscas artificiais em formato de ração, miçangas e até mesmo moscas, milho verde e bichinho da laranja ( natural ou artificial ).

Criação do peixe tilápia do congo

criacao do peixe tilapia do congo
criacao do peixe tilapia do congo

Considere um tanque de 300 litros ou mais para um pequeno cardume de juvenis, para um adulto ideal em um aquário com pelo menos 200 cm de comprimento.

A decoração do aquário para a espécie é indiferente, as plantas são comidas.

Durante a época de reprodução é um peixe muito resistente e territorial, mas costuma ser tranquilo com outros peixes do mesmo tamanho e pode ser mantido com outros ciclídeos africanos ou centro-americanos de agressividade média.

Peixes menores são comidos e indivíduos da mesma espécie geralmente impõem uma forte hierarquia com disputa constante por posições mais altas.

Além disso, a temperatura ideal é 10°C a 34°C com o pH da água 6.0 a 8.0  e a dureza indiferente.

Temperamento / Comportamento

criacao do peixe tilapia do congo
criacao do peixe tilapia do congo

As tilápias do congo são bastante calmos e pacíficos, mas podem se tornar territoriais durante a época de reprodução.

Além disso, quando estão em grupos, tendem a ter constantemente argumentos para determinar posições na hierarquia.

A tilápia se dá bem com outros ciclídeos africanos e centro-americanos, porém esses peixes não podem ser muito agressivos.

Peixes menores se tornam uma refeição para eles, então evite-os.

Alimentação em tanque

Em cativeiro, as tilápias do congo aceitam qualquer tipo de alimento, mas o aquarista precisa ficar atento e adicionar matéria vegetal com certa frequência.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.