Tetra-serpae peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
Tetra-serpae (Hyphessobrycon eques) é um peixe ornamental de água doce da família Characidae conhecido como Serpae tetra, tetra vermelho, tetra, tetra menor vermelho, tetra surfi, tetra jóia, callistus tetra.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, tetras-serpae são peixes populares de cor de fogo que se movem em cardumes vermelhos brilhantes pelo seu aquário.
Esses peixes são bastante populares em um aquário comunitário por causa de sua beleza e facilidade de cuidado, embora possam se tornar levemente agressivos quando entre espécies de movimento lento.
Este é um peixe bonito que se parece com uma pequena chama em movimento num aquário, não poderá tirar os olhos de cardume de tetras num aquário.
Origem
O tetra-serpae é um peixe nativo da Bacia do Amazonas até ao Paraguay.
Características do peixe tetra-serpae
Os peixes terpae tetras podem crescer no máximo até 4 cm de comprimento, ele possui a coloração vermelho brilhante.
Este peixe tem o dorso é castanho-oliva e os seus lados são vermelhos, há uma pequena mancha preta no opérculo (às vezes falta).
Além disso, o tetra-serpae é um peixe bastante popular em um aquário comunitário por causa de sua beleza e facilidade de atendimento, embora possam se tornar levemente agressivos entre as espécies que se movem lentamente.
Reprodução do peixe tetra-serpae
A reprodução geralmente começa antes do nascer do sol e termina bem quando o sol nasce, alimente as larvas do mosquito dos peixes 72 horas depois.
Cerca de 200-300 ovos cinzentos postos pela fêmea ficam presos nas folhas das plantas do aquário ou caem no fundo do aquário.
As plantas do aquário e a grade protetora são removidas do aquário após a desova.
O aquário deve então ser sombreado para proteger os ovos da luz direta, é necessária uma leve ventilação.
Alimentação
Em seu ambiente natural, os peixes serpae tetras comem pequenos alimentos vivos, como insetos, invertebrados e vermes.
Habitat
O tetra-serpae habita em remansos calmos e lentos, como lagos, lagoas e córregos.
Além disso, eles muitas vezes se reúnem em torno de raízes de árvores e vegetação densa, onde podem encontrar segurança e comida.
Onde encontrar o peixe tetra-serpae
Os tetras-serpae são encontrados nas bacias dos rios Guaporé e Paraguai na Argentina, Brasil e alto Paraguai.
Além disso, a maioria dos espécimes atualmente vendidos no comércio de aquários são criados em cativeiro em vez de capturados na natureza, a espécie não está ameaçada.
Criação do peixe tetra-serpae em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho do aquário deve ser no mínimo de 20 litros.
Parâmetros de água
– pH 5,0-7,8
– Temperatura 72-79 F (22-26 C)
– Dureza 5-25 dGH
Companheiros de aquário
O tetra-serpae é geralmente considerado um peixe pacífico e deve sempre ser mantido em cardumes de meia dúzia ou mais.
Os companheiros de aquário ideais são outros peixes ativos de tamanho semelhante ou maior, como farpas, danios e tetras maiores, peixe-gato e botias também são companheiros de aquário adequados.
Evite manter esta espécie com peixes que têm barbatanas longas e fluidas ou que se movem lentamente, como peixes-anjo ou bettas.
Evite também mantê-los com espécies menores de peixes, pois podem ser incomodados.
Os tetras-serpae são mais propensos a apresentarem agressividade na hora da alimentação, portanto, coloque os alimentos em vários locais ou use vários anéis de alimentação para reduzir a mordida durante o tempo de alimentação.
Alimentação
No aquário, este peixe aceita praticamente qualquer alimento com bastante facilidade, incluindo alimentos em flocos, pellets, liofilizados e congelados.
Portanto, para mantê-los em ótimas condições e realçar suas cores, alimente uma boa variedade de tipos de alimentos, incluindo alimentos vivos , quando disponíveis.
Fotos do peixe tetra-serpae