O tetra negro (Gymnocorymbus ternetzi) é um peixe de água doce que pertence a família Characidae conhecido popularmente como tetra preto e black tetra.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Além disso, o tetra negro é uma das espécies mais populares nos aquários ornamentais. É nativo do Rio Paraguai e do Rio Guaporé na bacia hidrográfica do sul do Brasil, Argentina, e Bolívia.
Características do peixe tetra negro:
O tetra negro possui o corpo em formato aproximadamente tetragonal com duas barras verticais de cor preta, uma logo após as guelras, outra mais ao centro do peixe, são características marcantes e distintivas desta espécie.
Já nas cores, o tom acinzentado, mas brilhante, fica ainda mais bonito por causa do degrade. O tom mais claro presente na boca vai escurecendo até chegar à cauda. Sem contar a presença de duas faixinhas mais escuras no dorso, que dão a ele um toque “zebrado”.
Reprodução do peixe tetra negro:
Na época de reprodução, nas primeiras horas do dia o macho conduzirá a fêmea liberar os ovos que serão fecundados e sua maioria irá para o fundo. Além disso, esses ovos eclodem em até três dias e larvas estarão nadando livremente em até 48h.
Alimentação:
O tetra negro se alimenta principalmente de vermes, insetos e pequenos crustáceos.
Curiosidades:
O peixe tetra negro é um peixe de hábito com tendência ao carnivoríssimo. Isso significa que, na natureza, ele se alimenta principalmente de vermes, insetos e pequenos crustáceos. Além disso, ele complementa a dieta com a ingestão de plantas.
Habitat:
Este peixe habita em águas rasas bem vegetadas.
Onde encontrar o peixe tetra negro:
O peixe tetra negro é encontrado na América do Sul, na Bacia do Paraguai e Guaporé até a Argentina
Criação do tetra negro em aquário:
Tamanho do aquário:
Por mais que seja fácil criar essa espécie de peixe, eles são um pouco exigentes quando o assunto se trata do aquário. Além disso, o peixe tetra precisa de um aquário com no mínimo 80 litros, embora se sintam mais confortáveis em maiores.
No entanto, devido à sua cor, parece que se destacam muito mais se o substrato for escuro e o aquário bem plantado.
Parâmetros da água:
- Temperatura: de 22°C a 26°C;
- pH: entre 6 e 7,
- Dureza da água: mole a média (3° a 10° GH).
Comportamento:
Além disso, essa espécie de peixe possui comportamento pacífico e gregário. Entretanto, precisa sempre esta em grupos com no mínimo 8 exemplares.
Alimentação:
Por ser um peixe Onívoro na natureza ele se alimenta de vermes, crustáceos, insetos e secundariamente plantas. Por outro lado, em aquário aceitará prontamente alimentos secos e vivos.
O tetra negro é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele possui o corpo em formato aproximadamente tetragonal com duas barras verticais de cor preta, uma logo após as guelras, outra mais ao centro do peixe, são características marcantes e distintivas desta espécie.