Tetra diamante peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O tetra diamante (Moenkhausia pittieri) é um peixe de água doce de pequeno porte que pertence a família Characidae, conhecido como Diamond tetra.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Os tetras são peixes de cardume, e não devem ser mantidos em grupos com menos de 5 da mesma espécie, quanto maior o cardume, mais natural será seu comportamento.
Além disso a disputas por territórios ou pelas fêmeas são magníficas de ver, pois os machos se enfrentam e exibem suas nadadeiras e cores no máximo esplendor possível. São belíssimos peixes para aquários plantados e temáticos!
O tetra diamante é muito semelhante ao Tetra Bensoti, e ao Tetra Rosa, por não possuir uma área mais escura na lateral do corpo logo após o opérculo.
Características do peixe tetra diamante
O tetra diamante exibe um claro dimorfismo sexual, com os machos pois possui barbatanas dorsais muito mais longas do que as fêmeas.
Além disso os machos também podem ser mais coloridos, mas os dois sexos são peixes fascinante e se tornaram populares entre os criadores.
Já as barbatanas dorsal e caudal são roxas e o corpo é prateado, seu olho é marcado com vermelho acima da pupila e tem uma faixa escura ao longo da linha média do corpo.
Reprodução do peixe tetra diamante
A desova em um aquário ocorre com uma área sombreada, que pode ser criada inserindo plantas de folhas finas, como musgo de Java ou um esfregão de desova.
O tetra diamante normalmente desovam no início da manhã, e se não forem removidos do tanque, os adultos poderão comer seus ovos.
Além disso os ovos normalmente eclodem em 36 horas e os alevinos geralmente nadam livremente em cerca de 4 dias.
Habitat
Os tetras de diamante habitam em riachos lentos com vegetação abundante e serapilheira. Eles vêm das águas do Lago Valencia , localizado entre os estados Carabobo e Aragua, e seus afluentes.
Onde encontrar o peixe tetra diamante
O tetra diamante pode ser encontrado dentro e ao redor do Lago Valência na Venezuela , América do Sul.
Endêmico da Venezuela, distribuído no Lago de Valência e águas circundantes.
Criação do peixe tetra diamante em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho mínimo do aquário é de 80 cm comprimento por 30 cm de largura.
Parâmetros da água
-Temperatura: 26–29°C
-pH: 5,5–6,5
-Dureza da água: mole a média de 5 a 12
-Expectativa de Vida: 3 a 5 anos
Decoração do aquário
O tetra diamante prefere aquário com bastante plantas formando áreas sombreadas. Pois se mostram mais coloridos e ativos quando mantidos em aquário densamente plantado, adicionar raízes e folhas secas como decoração.
Alimentação
O tetra diamante é um onívoro, Na natureza, eles comem tudo o que podem forragear, com preferência por alimentos de pequenos animais, especialmente larvas de mosquitos.
Em um aquário doméstico, quando na natureza eles comem a maioria dos alimentos padrão para peixes, como flocos e pellets.
Já em aquário eles se beneficiam de uma variedade de alimentos, como dáfnias vivas ou minhocas congeladas.
Temperamento / Comportamento
O tetra diamante são bem ativos e ariscos, são uma espécie que vivi em cardumes possuem forma hierarquia livre, os machos rivais disputam constantemente entre eles a atenção das fêmeas e a posição hierárquica dentro do cardume.