Tetra cobre peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O tetra cobre (Hasemania nana) é um peixe de água doce da família Characidae, conhecido também como piabinha vermelha.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O peixe tetra cobre é um peixe ornamental lindo, ativo e bastante resistente que aceita uma ampla gama de parâmetros de água, além de ser ideal para aquaristas iniciantes.
Além disso, algumas pessoas acham esse peixe um pouco agressivo em comparação aos outros tetras, porém eles vivem bem tranquilos em aquários com no mínimo cinco da mesma espécie.
Portanto, eles incomodam alguns peixes que possuem nadadeiras longas.
Características do peixe tetra cobre
O tetra cobre é um peixe de pequeno porte com relação aos machos dessa espécie possuem uma cor de cobre, já as fêmeas são mais pálidas.
Eles se diferenciam dos demais tetras pela falta de uma segunda barbatana dorsal.
Já a dimorfismo sexual é evidente em espécimes adultos, o macho apresenta corpo de forma retilínea e coloração mais intensa.
Reprodução do peixe tetra cobre
Eles são ovíparos e são considerados propagadores livres, pois a fêmea libera seus ovos na água e o macho nada e os fertiliza.
Os ovos eclodem em poucas horas se mantidos a uma temperatura mais alta, e dois ou três dias após a eclosão os alevinos terão consumido o conteúdo do saco vitelino e começarão a nadar.
Não há cuidados parentais entre os peixes desta espécie, a partir do momento em que os filhotes nadam livremente.
As rações especiais para peixes juvenis que põem ovos e alimentos vivos, como infusórios, microvermes, artêmias, etc., podem ser fornecidas para o crescimento dos filhotes.
Ovos e juvenis são muito sensíveis à luz, por isso é necessário um aquário com muitas plantas flutuantes para amortecer a luz.
Habitat
O tetra cobre habita em riachos e afluentes dos principais canais, aparentemente, é encontrado em ambos os ambientes de águas brancas e negras.
Onde encontrar o peixe tetra-cobre
O tetra cobre pode ser encontrado na América do Sul, mais especificamente da Bacia do Rio São Francisco, Minas Gerais, Brasil.
Criação do peixe tetra-cobre em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho mínimo do aquário é de 50 litros.
Parâmetros da água
Temperatura: 22°C a 28°C
pH: 6.0 a 7.6
Dureza da água: mole a média 5 a 19
Decoração do aquário
A decoração do aquário não é crítica para as espécies, mas são mais coloridas quando mantidas em um aquário densamente plantado. Raízes e folhas secas podem ser adicionadas (opcional).
Curiosamente, as plantas aquáticas não são uma característica de seu ambiente natural, então configurar um biótopo para a espécie seria muito simples, com substrato arenoso fino e macio e alguns troncos e raízes espalhadas pelo aquário.
Reprodução no aquário
Ovíparo. Nas primeiras horas da manhã, o macho levará a fêmea a liberar os ovos, que serão fertilizados e a maioria deles irá para o solo.
Eles eclodem em até três dias e as larvas nadam livremente em até 48 horas, os pais não demonstram cuidado parental.
Alimentação
O tetra cobre é um peixe onívoro, e se alimenta de vermes, crustáceos, insetos e secundariamente plantas.
Já em aquário aceitará prontamente alimentos secos e vivos.
Temperamento / Comportamento
O tetra cobre é um peixe de cardume muito pacífico e prefere viver em grupos de pelo menos 5 exemplares.
Por mais que sejam peixes pacíficos, evite deixá-los com outros peixes de barbatanas compridas, pois podem mordiscá-los, mas mantê-los em grupos ajuda a reduzir a agressão entre eles.
Compatibilidade
Sendo bastante pacífico, o tetra cobre adora conviver com outros peixes de cardume que compartilham o mesmo tipo de comportamento.
Através de seus companheiros de aquário, todos os pequenos peixes podem compartilhar o mesmo ambiente que eles, por exemplo os danios, tetras, rasboras, coridoras e loricarídeos menores.