Tenca peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e curiosidades
A tenca (Tinca tinca) é um peixe de água doce da ordem Cypriniformes e da família Cyprinidae, é a única espécie do género Tinca.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie é bastante popular na generalidade dos mercados europeus, mas principalmente na região espanhola da Estremadura.
Características do peixe tenca
A tenca é um peixe de escama e apresenta dimorfismo sexual, as barbatanas peitorais dos machos tem os raios mais grossos que os da fêmea e engrossam no ponto de inserção da barbatana.
Esta espécie pode chegar a pesar 3,5 e 4 kg, o corpo é alargado e o pedúnculo caudal curto e alto, com relação a sua coloração varia do esverdeado a pardo, dependendo do meio onde viva.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de insetos aquáticos, moluscos bilvalves e gastrópodes.
Curiosidades
Um ponto curioso sobre esta espécie e que este peixe não tem estômago, estando a boca diretamente ligada ao intestino, o qual mede aproximadamente 1,2 vezes mais do que o comprimento do corpo.
Por outro lado, as tencas têm a capacidade de resistir ao frio e ao calor, o que lhes permite sobreviver à escassez extrema de oxigênio por curtos períodos de tempo.
Por esta razão este peixe também pode ser encontrados em pequenos lagos.
Habitat
A tenca é um peixe que habita o fundo de águas pouco movimentadas temperadas, de preferência em charcos e albufeiras, mas também se pode encontrar em zonas de com alguma corrente, como rios, apesar de que evitar os locais de corrente forte.
Fotos do peixe tenca
Onde encontrar o peixe tenca
A tenca pode ser encontrado na Austrália, Nova Zelândia, África, América do Norte, sudeste asiático e, mais recentemente, Brasil.