Tartaruga pintalgada: características, reprodução, comportamento e alimentação
A tartaruga pintalgada (Clemmys guttata ) é a única espécie de tartaruga da ordem Clemmys cujo habitat natural se situa na faixa leste dos EUA, mais concretamente no nordeste.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, a tartaruga pintalgada pode ser encontrada na Virgínia, Michigan, Flórida, Geórgia, Carolina do Sul/Norte e até Ontário.
Seu habitat natural consiste em pequenos pântanos e rios de águas calmas, o que não agrada às tartarugas-pintalgadas Em águas muito profundas e agitadas, eles preferem águas calmas e lamacentas.
Hoje, esta tartaruga está ameaçada de extinção em Michigan porque a expansão da agricultura tornou a tartaruga mais vulnerável à predação, o que reduziu muito o número de espécimes nesse estado.
Características da tartaruga pintalgada
A tartaruga pintalgada é uma espécie muito pequena que raramente excede um comprimento de carapaça linear de 11,4 cm, mas o comprimento máximo da carapaça registrado é 13,6 cm.
A carapaça adulta é lisa, sem cristas de crescimento óbvias, e é preta ou marrom escura com um número variável de manchas amarelas arredondadas.
Essas manchas podem desaparecer em adultos mais velhos e, ocasionalmente, os espécimes não possuem manchas de armadura.
Os anéis de crescimento são geralmente visíveis nas cristas do plastrão; e contar esses anéis é um método não confiável de determinar a idade de uma tartaruga malhada, embora essa contagem possa fornecer uma estimativa da idade mínima de um espécime.
Normalmente, há um grande amarelo ou laranja em a cabeça das tartarugas manchadas mancha, às vezes dividida, em cada lado da cabeça.
A mandíbula superior é entalhada medialmente. A parte superior das pernas e a cauda são pretas, novamente com manchas amarelas, e a parte inferior das pernas e do pescoço é laranja a rosa ou rosa salmão.
Reprodução da tartaruga pintalgada
As tartarugas pintalgadas tendem a se tornar sexualmente maduras entre 7 e 14 anos, com um comprimento de carapaça de cerca de 9 cm, com animais do norte provavelmente levando mais tempo para atingir a maturidade do que aqueles mais ao sul.
A corte e o acasalamento atividade começa logo após o início da hibernação. E essas tartarugas podem lutar entre si, presumivelmente para obter acesso às fêmeas.
Durante o namoro, o macho persegue a fêmea debaixo d’água enquanto mordisca e morde suas pernas e carapaça. Ele então monta sua concha e morde sua cabeça e pescoço. A cópula ocorre em águas rasas e pode durar uma hora.
A nidificação pode ocorrer do final de maio a junho. As fêmeas normalmente colocam apenas uma ninhada de 1 a 8 ovos por ano, embora algumas possam colocar uma segunda ninhada menor alguns dias após a primeira. Foi relatado que as fêmeas em cativeiro colocam várias garras e muitos mais ovos em um ano.
Comportamento da tartaruga pintalgada
As tartarugas pintalgadas tornam-se ativas muito cedo na primavera e geralmente são ativas quando as temperaturas da água são relativamente baixas.
A atividade parece atingir o pico em abril e maio na parte norte da cordilheira, as tartarugas tendem a ficar dormentes durante a parte mais quente do verão (quando a temperatura da água excede 30°C) e podem se tornar aquáticas ou terrestres por longos períodos de tempo.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de uma variedade de alimentos vegetais e animais, que são consumidos na água, como vegetais incluem algas, folhas de plantas aquáticas moles e sementes de nenúfar, vermes, moluscos, crustáceos, insetos adultos e larvais, ovos e larvas de anfíbios e carniça.