Tartaruga-de-pente: características, reprodução, alimentação, ameaças e curiosidades
Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) é uma espécie de animal aquático da família Cheloniidae, conhecido como tartaruga-legítima.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso animal aquático.
Essa espécie de tartaruga vive em recifes de corais em águas mais rasas, sendo raramente encontrada em grandes profundidades, e está presente principalmente em áreas tropicais, mas, algumas vezes, é encontrada em águas subtropicais.
Além disso, a tartaruga-de-pente é considerada uma das tartarugas mais tropicais do planeta, mas, infelizmente, corre sérios riscos de extinção.
Ela esta Criticamente em Perigo (classificação do MMA), devido a captura acidental durante pesca com rede uma das principais causas de sua morte.
Características da tartaruga-de-pente
A tartaruga-de-pente mede até 114 cm de comprimento curvilíneo de carapaça no Brasil, com relação ao casco (carapaça) ele possui quatro placas laterais de queratina sobrepostas, uma sobre a outra e a coloração é marrom e amarelada.
Já a cabeça deste animal é relativamente pequena, estreita e alongada, e o bico se assemelha ao bico de um falcão.
Reprodução da tartaruga-de-pente
As tartarugas-de-pente geralmente desovam à noite e a época de reprodução é entre os meses de novembro e março.
Aqui no Brasil, essa espécie desova nos litorais da Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Espírito Santo e Pernambuco.
A área que mais merece atenção é o litoral norte da Bahia, onde podem ser observadas até mil desovas a cada estação reprodutiva.
A cada postura, essas tartarugas depositam até 135 ovos e o sexo dos filhotes é determinado pela temperatura no ninho determinada.
Quando a temperatura é mais alta, nascem mais fêmeas; quando está mais frio, mais machos são produzidos.
Alimentação
Esta espécie de tartaruga alimenta-se de vários tipos de animais, entre eles, as esponjas, cnidários, moluscos e crustáceos, que são retirados das fendas dos recifes de corais.
Curiosidades
Um ponto curioso desta espécie é o habito da desova que ocorre principalmente no litoral norte da Bahia e Sergipe; e no litoral sul do Rio Grande do Norte.
Vale citar que em cada postura, essas tartarugas colocam até 135 ovos, e o sexo dos filhotes é determinado pela temperatura do ninho.
Por exemplo, quando a temperatura está mais elevada, mais fêmeas nascem, e quando está mais frio, são produzidos mais machos.
Habitat
As tartarugas-de-pente habitam recifes de corais e costões rochosos em águas costeiras rasas.
Onde encontrar a tartarugas-de-pente
Esta espécie pode ser encontrada entre mares tropicais e por vezes sub-tropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
Ameaças
Como referido anteriormente, esta espécie encontra-se em grave perigo de extinção, sendo a captura acidental durante a pesca com rede uma das principais causas da sua morte.
Além disso, o desenvolvimento costeiro está atrapalhando a vida desses animais, principalmente a ocupação costeira e a poluição.
Vale ressaltar também que o aumento da temperatura no planeta pode representar sérios riscos para as tartarugas, o que aumentará o número de fêmeas.