Tartaruga de casco achatado: características, reprodução, habitat e alimentação
Tartaruga de casco achatado (Natator depressus) é uma espécie de tartaruga marinha que vive em águas australianas .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Para uma tartaruga marinha, é de tamanho médio. Sua característica especial é um escudo plano. A tartaruga plana é a única espécie do gênero Natator .
Características do tartaruga de casco achatado
A tartaruga de casco achatado recebe o nome da carapaça plana, que é de cor verde oliva. O escudo é liso e fino, por isso é facilmente danificado.
Acima dela existe uma camada de queratina que protege a carapaça e as barbatanas, mas são muito sensíveis . As bordas do escudo dorsal são voltadas para cima.
O escudo é de forma oval e sua parte inferior é amarelo claro. O comprimento da carapaça é de 102 a 125 centímetros e o peso da tartaruga inteira é de cerca de 70 quilos .
As fêmeas são maiores que os machos, mas os machos têm caudas mais longas. A cabeça é redonda e geralmente verde-oliva como o escudo .
Habitat da tartaruga de casco achatado
O habitat da tartaruga plana são águas costeiras turvas e rasas com fundo mole. Eles também vivem em baías perto da costa. As tartarugas planas evitam os recifes de corais devido à sua estrutura corporal
Reprodução da tartaruga de casco achatado
As fêmeas vêm para desovar nas praias australianas com mais frequência em novembro-dezembro, mas ocasionalmente ao longo do ano em diferentes praias de reprodução.
Eles põem ovos várias vezes durante a época de reprodução. Existem cerca de 50 ovos por vez . Os ovos eclodem por 47 a 58 dias, após os quais os filhotes saem da areia e correm para a água para se protegerem dos predadores terrestres.
Os filhotes recém-nascidos têm um escudo verde-oliva, mas as escamas são pretas. O comprimento do escudo é de apenas 6 centímetros e o peso é de 43 gramas.
Eles se tornam capazes de se reproduzir por volta dos 10 anos de idade . Os estágios iniciais da vida das tartarugas planas, como outras tartarugas marinhas, são pouco conhecidos.
Alimentação da tartaruga de casco achatado
A tartaruga de casco achatado se alimentam de vários organismos, como algas marrons , algas marinhas , invertebrados ( corais moles , águas- vivas , moluscos , camarões , pepinos do mar e outros animais de pele macia) e peixes .
Ameaças a tartaruga de casco achatado
A tartaruga do recife de barreira foi caçada principalmente por sua carne e ovos. No entanto, uma vez que as praias de nidificação estão em grande parte em áreas desertas e pouco povoadas, seus ovos agora são coletados apenas pelos aborígines .
Os principais inimigos dos animais e dos ovos são os lagartos-monitores , os dingos e as raposas introduzidas pelos europeus , mas também os animais adultos são afogados pelas redes de arrasto.
A população das tartarugas de recife de barreira na Austrália Ocidental é considerada ameaçada, mas a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN considera os dados insuficientes e não se vê em posição de fazer uma avaliação.