Tartaruga-comum: características, reprodução, alimentação, ameaças e habitat
A tartaruga-comum (Caretta caretta) é uma espécie de tartaruga-marinha da família queloniídeos também chamada tartaruga-marinha-comum, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-mestiça, carebadura, careba-amarela, tartaruga-amarela, tartaruga-avó e avó-de-aruanã.
Além disso, esta é uma espécie de tartaruga marinha que habita no oceano Atlântico, Pacífico e Índico, e no Mediterrâneo Atualmente é a única espécie do género Caretta.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhosa tartaruga.
A tartaruga-comum passa a maior parte da sua vida em habitats marinhos e estuarinos, e as fêmeas só vêm à praia para desovar.
Características da tartaruga-comum
A tartaruga-comum é a maior tartaruga do mundo com carapaça ou concha rígida (a tartaruga de couro é maior mas não tem uma carapaça dura).
Os adultos têm um peso médio entre 80 e 200 quilos e um comprimento de 70 a 95 centímetros, o peso máximo registrado é de 545 quilos e o comprimento máximo da concha é de 213 centímetros.
A cabeça e a parte superior da carapaça (costas) têm uma cor que pode variar do amarelo-alaranjado ao marrom avermelhado, enquanto o plastrão (lado inferior) é geralmente amarelo claro.
O pescoço e as laterais das tartarugas são marrons em cima e amarelo nas laterais e embaixo.
Reprodução da tartaruga-comum
O acasalamento ocorre em águas profundas ou costeiras, geralmente perto de locais de desova, a fêmea pode ser fertilizada por vários machos menores (em tamanho) que ela.
O entardecer, quando a areia não está tão quente, é o horário que as tartarugas marinhas escolhem para desovar.
Alimentação
A tartaruga-comum se alimenta de algas, crustáceos, plantas aquáticas e peixes.
Curiosidades sobre da tartaruga-comum
Algumas pontos curiosos sobre a tartaruga-comum ela não têm dentes, não possuem cordas vocais, não têm orelhas.
O casco é parte da coluna vertebral e nem todas têm o mesmo tipo de pescoço, ele existem espécies gigantes, se comunicam antes de nascer, a temperatura condiciona o sexo.
Habitat
A tartaruga-comum passa a maior parte de sua vida no mar e em águas costeiras rasas, eles raramente desembarcam, exceto para breves visitas das fêmeas, que vêm à praia para cavar ninhos e desovar.
Onde encontrar a tartaruga-comum
Esta espécie pode ser encontrado em todas as regiões temperadas e tropicais dos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.
Ameaças
Quase 24.000 toneladas de plástico são despejadas no mar todos os anos, as tartarugas ingerem uma variedade desses detritos flutuantes, como sacos, tecidos, grânulos, balões e linhas de pesca abandonadas.
As tartarugas-comum podem confundir plástico com água-viva flutuante, um alimento comum, o plástico ingerido causa vários problemas de saúde, desde obstrução intestinal até absorção reduzida de nutrientes e desnutrição, sufocamento, úlceras ou fome.
Fotos da tartaruga-comum