Tartaruga-aligátor: características, reprodução, habitat e alimentação
Tartaruga-aligátor ( Macrochelys temminckii ) é uma grande espécie de tartaruga da família Chelydridae que pertence ao gênero Macrochelys.
A espécie é nativa de habitats de água doce nos Estados Unidos . M. temminckii é uma das tartarugas de água doce mais pesadas do mundo.É a maior espécie de tartaruga de água doce da América do Norte .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
É frequentemente associada, mas não intimamente relacionada, à tartaruga-comum , que pertence ao gênero Chelydra . O epíteto específico temminckii é uma homenagem ao zoólogo holandês Coenraad Jacob Temminck .
Características do tartaruga-aligátor
A tartaruga-aligátor é caracterizada por uma cabeça grande e pesada e uma carapaça longa e grossa com três cristas dorsais de grandes escamas ( osteodermes ), dando-lhe uma aparência primitiva reminiscente de alguns dos dinossauros com placas , principalmente o anquilossauro .
Ele pode ser imediatamente distinguido da tartaruga comum pelas três fileiras distintas de espinhos e placas elevadas na carapaça , enquanto a tartaruga comum tem uma carapaça mais lisa. M. temminckii é um sólido cinza, marrom, preto ou verde-oliva, e muitas vezes coberto com algas .
Possui padrões amarelos radiantes ao redor dos olhos, servindo para quebrar o contorno dos olhospara manter a tartaruga camuflada . Os olhos também são cercados por um arranjo em forma de estrela de “cílios” carnudos e filamentosos.
Embora não verificada, uma tartaruga-aligátor de 183 kg foi encontrada no Kansas em 1937, mas a maior verificável é discutível.
Um pesado no Shedd Aquarium em Chicago era um pargo jacaré gigante residente de 16 anos pesando 113 kg, enviado para o Tennessee Aquarium como parte de um empréstimo para reprodução em 1999, onde posteriormente morreu.
Outro pesando 107 kg foi alojado no Brookfield Zoo , no subúrbio de Chicago. Outra grande tartaruga supostamente pesava 135 kg .
A espécie geralmente não cresce tanto. A maturidade reprodutiva é atingida em torno de 8 kg , quando o comprimento reto da carapaça é de cerca de 33 cm , mas a espécie continua a crescer ao longo da vida.
Reprodução da tartaruga-aligátor
A maturidade é alcançada por volta dos 12 anos de idade. O acasalamento ocorre anualmente, no início da primavera na parte sul de sua distribuição geográfica e no final da primavera na parte norte.
Cerca de dois meses depois, a fêmea constrói um ninho e põe uma ninhada de 10 a 50 ovos. O sexo dos filhotes depende da temperatura na qual os ovos são incubados.
Isso é chamado de determinação do sexo dependente da temperatura e é usado por todas as espécies de tartarugas para determinar o sexo. Para a tartaruga-jacaré, temperaturas mais altas produzem mais machos em uma ninhada.
Os ninhos são normalmente escavados a pelo menos 50 metros da beira da água para evitar que sejam inundados e afogados. A incubação leva de 100 a 140 dias, e os filhotes emergem no início do outono.
Habitat da tartaruga-aligátor
A tartaruga-aligátoré encontrada principalmente em águas doces do sudeste dos Estados Unidos. Pode ser encontrada desde o Panhandle da Flórida , oeste ao leste do Texas , norte ao sudeste do Kansas , Missouri , sudeste de Iowa , oeste de Illinois , sul de Indiana , oeste de Kentucky , Louisiana e oeste do Tennessee .
Normalmente, apenas as fêmeas em nidificação se aventuram em terrenos abertos. Eles geralmente são encontrados apenas em corpos d’água que fluem para o Golfo do México e geralmente não ocorrem em pântanos ou lagoas isoladas.
Um estudo feito descobriu que as tartarugas preferem lugares com cobertura de dossel, árvores salientes, arbustos, árvores mortas submersas e tocas de castores.
Alimentação da tartaruga-aligátor
Alimenta-se de peixes e carcaças de peixes, moluscos , carniça e anfíbios , mas também é conhecido por comer cobras , caracóis ,vermes e outros invertebrados, lagostins , insetos , aves aquáticas , plantas aquáticas , outras tartarugas e às vezes até pequenos jacarés .
Estado de conservação
Por causa da coleta para o comércio de animais de estimação exóticos, da colheita excessiva de sua carne e da destruição do habitat, alguns estados impuseram proibições à coleta da tartaruga-aligátor na natureza.
A IUCN a lista como uma espécie ameaçada e, em 14 de junho de 2006, recebeu alguma proteção internacional ao ser listada como uma espécie CITES III (o que colocará limites à exportação dos Estados Unidos e a todo o comércio internacional de esta espécie).
A tartaruga-aligátor agora está ameaçada em vários estados, incluindo Indiana, Illinois, Kentucky e Missouri, onde é protegida por lei estadual. É designado como “necessitando de conservação” no Kansas.