Tamboril peixe: espécies, características, reprodução, alimentação, curiosidades e habitat
O tamboril (Lophius piscatorius) é uma espécie de peixe de água salgada da família Lophiidae conhecido como peixe-pescador e peixe sapo.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o tamboril possui distribuição natural nas águas costeiras profundas da plataforma continental e do talude continental do nordeste do Oceano Atlântico, desde o Mar de Barents ao Estreito de Gibraltar, no Mediterrâneo e no Mar Negro.
Esta é uma espécie de peixe bentónico, que vive junto do fundo, que pode ser encontrado desde a zona de maré até aos 500 metros de profundidade.
O tamboril tem o habito de ficar semi-enterrado na lama ou areia no fundo do mar para atrair seu alimento.
Os peixes são atraídos pela erupção repentina da água, este método de alimentação é uma especialidade de muitos grupos de tamboril ao redor do mundo.
Espécies
– Tamboril-espinhoso (Lophiodes kempi);
– Tamboril-comum (Lophius piscatorius);
– Tamboril-africano ou recaimão (Lophius vaillanti);
– Tamboril-americano (Lophius americanus);
– Tamboril-preto (Lophius budegassa);
Características do peixe tamboril
O tamboril é caracterizado por uma cabeça desproporcionalmente grande com uma boca semicircular e dentes pontiagudos, como um tamboril adulto, pode crescer até 170 cm de comprimento.
Como todos os outros peixes Lophiiformes, o tamboril tem uma nadadeira dorsal distinta com o raio frontal isolado e modificado para funcionar como uma vara de pescar.
A raia tem uma protuberância carnuda na ponta (a isca) que atrai a presa para a boca do animal.
A presa preferida são outros peixes, mas já foram registrados casos de aves marinhas encontradas no estômago de tamboril, a camuflagem eficaz do tamboril contra o fundo do mar é essencial para o sucesso deste tipo de caça.
Reprodução do peixe tamboril
Na maturidade, o tamboril faz a grande migração vertical de volta ao fundo em busca de novos parceiros.
Quando os ovos da fêmea estão prontos, ela dá um sinal ao macho, e a liberação do esperma segue a ejeção de uma massa gelatinosa de ovos na água que os absorve.
A massa sobe para as camadas superiores do oceano, as larvas eclodem, engordam e se alimentam de plâncton.
Alimentação
O peixe tamboril se alimenta de peixes e aves marinhas.
Curiosidades
Um tamboril pode detectar sua presa 0,8 quilômetros abaixo da superfície, a presa geralmente são peixes e crustáceos, é percebida quando exposta ao sol, que se torna visível para o tamboril graças às bactérias luminescentes enraizadas em sua estrutura.
Habitat
Este espécie de peixe habita em terras arenosas ou lamacentas moderadamente próximas da costa, eles também podem ser encontrados em regiões rochosas no fundo dos oceanos.
Fotos do peixe tamboril
Onde encontrar o peixe tamboril
O peixe tamboril pode ser encontrado conforme a sua espécie, o L. piscatorius está nas águas costeiras do Atlântico Nordeste, desde a região do Mar de Barents até o Estreito de Gibraltar.
Além disso, outros locais para ver o animal seriam o Mar Negro e o Mediterrâneo, além do Mar da Irlanda, local em que tem grande importância no comércio.