Tamboril-espinhoso peixe: características, reprodução, alimentação e habitat
Tamboril-espinhoso (Lophiodes kempi) é um peixe de água salgada da família Lophiidae, conhecido também como tamboril.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Assim como a maioria dos outros tamboris, eles têm uma cabeça muito grande com uma boca grande que possui dentes longos, afiados e recurvados.
Além disso, a primeira espinha da barbatana dorsal espinhosa foi modificada como um aparelho de pesca (illicium) que carrega uma isca carnuda ou bulbosa (esca).
Características do peixe tamboril-espinhoso
O tamboril-espinhoso é caracterizado pela cabeça desproporcionalmente grande, com boca semicircular munida de dentes pontiagudos.
Como um tamboril adulto, pode crescer até 170 cm de comprimento, como todos os outros peixes Lophiiformes, o tamboril tem uma nadadeira dorsal distinta com o raio frontal isolado e modificado para funcionar como uma vara de pescar.
A raia tem uma protuberância carnuda na ponta (a isca) que atrai a presa para a boca do animal, a presa preferida são outros peixes, mas já foram registrados casos de aves marinhas encontradas no estômago de tamboril.
A camuflagem eficaz do tamboril contra o fundo do mar é essencial para o sucesso deste tipo de caça, a maturidade ocorre relativamente tarde.
Após a fecundação, a fêmea libera cerca de 5 milhões de ovos, agregados em fitas gelatinosas flutuantes, as larvas eclodem após cerca de 20 dias e passam a fazer parte do zooplâncton.
Reprodução do peixe tamboril-espinhoso
As narinas superdimensionadas dos machos detectam os feromônios das fêmeas carregados pela água. Os machos afundam os dentes no corpo do parceiro e permanecem presos.
Eventualmente, a pele de machos e fêmeas cresce junto, os vasos sanguíneos se conectam, permitindo que o sangue da mulher flua para o corpo do homem.
As agora inúteis nadadeiras e outras partes do corpo encolhem até que o macho se torne o que a fêmea precisa dele: uma fábrica de sementes.
O parasitismo sexual dá frutos, quando os ovos da fêmea estão prontos, dá um sinal ao macho, a liberação do esperma segue a ejeção de uma massa gelatinosa de ovos na água que os absorve.
Alimentação
O tamboril-espinhoso é um peixe carnívoro, baseia-se no consumo de qualquer peixe que seja atraído pela sua iluminação, algumas espécies de peixe-sapo podem capturar aves marinhas.
Habitat
O tamboril-espinhoso habita em águas de profundidade média, entre 20 e 1000 metros.
Fotos do tamboril-espinhoso
Onde encontrar o peixe tamboril-espinhoso
O tamboril-espinhoso é um peixe bentónico, que vive junto do fundo, que pode ser encontrado desde a zona de maré até aos 500 metros de profundidade.