O surubim do Jequitinhonha (Steindachneridion amblyurum) é uma das maiores espécies de peixe da bacia hidrográfica e uma das mais ameaçadas.
Isso porque este peixe possui uma carne saborosa e apreciada pelas populações ribeirinhas, qualidades que transformaram a espécie numa das mais valorizadas para os pescadores.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o surubim do Jequitinhonha está ficando cada vez mais difícil encontrar um exemplar do peixe nas águas do rio de em Minas Gerais.
Por causa da super exploração da espécie e a degradação das águas estão na raiz do desaparecimento do surubim do Jequitinhonha, o mesmo problema vivido pelos famosos surubins do rio São Francisco, e também de outras espécies do rio.
Características do peixe surubim-do-jequitinhonha
O surubim do Jequitinhonha é um peixe de pequeno porte, com cerca de 10 cm de comprimento, caracterizado pela presença de bolas (máculas) pretas grandes e médias distribuídas pela lateral de seu corpo.
Além disso, ele foi encontrado em um afluente no município de Padre Carvalho, no Médio Jequitinhonha.
Alimentação
Esta espécie de peixe se alimenta de pupas dos mosquitos, os peixes também comiam as ovas de peixes nativos, o que colocou inúmeras espécies em risco de extinção.
Habitat
O surubim do Jequitinhonha era um peixe endêmico do Brasil, e sua distribuição ocorria nas bacias do rio Paraíba do Sul e Jequitinhonha.
Causas da extinção do peixe surubim do Jequitinhonha
Além de todos os problemas gerados pela falta de conhecimento e pela introdução de espécies exóticas, a ictiofauna do rio Jequitinhonha também sofre sérias ameaças decorrentes da degradação ambiental da bacia hidrográfica.
Eles incluem desmatamento, uso inadequado do solo pela agricultura e transporte de sedimentos por processos erosivos, redução de rios, poluição por lançamento de esgoto e disposição de resíduos sólidos urbanos, transporte de resíduos de fertilizantes e agrotóxicos, construção de barragens.