Siluro peixe: origem, características, alimentação, reprodução e habitat
O siluro (Silurus glanis) é um peixe de água saloba que pertence a família Siluridae, frequentemente confundido com o peixe-gato.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O siluro é um grande peixe de água doce originário dos grandes rios da Europa Central e ocorrendo, como espécie invasora, em outros cursos de água europeus, como os rios Tejo, Ebro (Espanha), Zêzere (Portugal), e Ródano (França).
Origem
O peixe siluro é nativo da Europa Central.
Características do peixe siluro
O peixe siluro é o maior peixe de águas interiores da Europa e um das maiores espécies de peixes de água doce, podendo alcançar, em condições favoráveis, até três metros de comprimento e 150 kg de peso, porém, não há registo de um espécime dessas dimensões nos últimos 100 anos.
Reprodução do peixe siluro
Este peixe se reproduz durante a Primavera e início do Verão, eles desovam em águas rasas isoladas com fundos lamacentos ou de areia sobre troncos ou vegetação.
Habitat
O siluro habita Mar Cáspio e em zonas de águas salobras do Báltico e do Mar Negro.
Alimentação
É um predador noturno que se alimenta perto do fundo e na coluna de água, e as larvas e os juvenis são bentônicos, alimentando-se de uma grande variedade de invertebrados e peixes.
O siluro se aimenta também de praticamente tudo o que se mexe como a enguia, o sável ou a lampreia, espécimes mortos no chão ou pequenos animais nas margens (aves).
Onde encontrar o peixe siluro
O siluro é um peixe que pode ser encontrado no Mar Cáspio e em zonas de águas salobras do Báltico e do Mar Negro.