Sável peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e ameaças
O sável ( Alosa alosa) é um peixe migratório de salobra e que pertence a família Clupeidae, hoje ele é considerado extinto em muitos rios europeus.
Além disso, as populações do sável nos rios portugueses têm diminuído drasticamente sobretudo no sul nos rios Tejo, Sado e Guadiana.
Já os rios do norte incluem Mondego, Douro, Lima e Minho e mantêm ainda populações com alguma relevância.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe sável
O sável é um peixe de escama e possui a cor azul, cabeça acastanhada com um tom dourado no opérculo e os flancos prateados, o corpo é comprimido lateralmente, bastante alto, e a cabeça é curta e alta, triangular e comprimida;
A boca deste peixe é fendida obliquamente, os dentes são quase imperceptíveis nos indivíduos adultos, e os olhos são pequenos;
Com relação a barbatana dorsal está situada ao nível das ventrais, sendo um pouco mais comprida.
Reprodução do peixe sável
O sável é um peixe que atinge a maturidade sexual aos 4-6 anos de idade, altura em que inicia a migração para o rio em que nasceu, os indivíduos raramente efetuam mais que uma migração reprodutora, morrendo após a desova.
Além disso, a migração decorre entre março e julho e a reprodução entre maio e julho, e a desova ocorre no leito do rio, a profundidades inferiores a 1.5 m, em fundo arenoso ou de cascalho.
Os ovos demoram 3 a 8 dias a eclodir, em função da temperatura da água e depois da eclosão, as larvas e juvenis de sável vivem nos rios durante 4 a 5 meses.
Alimentação
Em água doce, este peixe se alimenta de zooplâncton e larvas de dípteros, já em água salobra, os alevinos alimentam-se de zooplâncton, larvas e adultos de insetos, sedimento e material vegetal e ainda crustáceos;
No mar, os adultos alimentam-se de zooplâncton, podendo os indivíduos de maior porte ingerir outros peixes, além disso, durante a migração reprodutora em águas doces não se alimentam.
Habitat
O sável habita próximos da costa e dos estuários onde a água ésalobra.
Onde encontrar o peixe sável
O sável é um peixe que pode ser encontrado na Costa Atlântica, do norte da África até a Escandinávia e partes ocidentais do Mediterrâneo.
No entanto, atualmente é uma espécie rara na Europa do Norte e ilhas Britânicas, e é considerada extinta em alguns rios europeus, em Portugal as populações têm vindo a decrescer drasticamente.
Ameaças
As ameaças prendem-se com a fase continental do seu ciclo de vida, entre as quais se destacam:
– Construção de barragens (alteram as zonas de desova ou impedem o seu acesso);
– Alteração do regime natural de caudais;
– Poluição;
– Exploração de inertes;
– Sobrepesca;