Sargo alcorraz: características, habitat, reprodução, alimentação e pesca
Sargo alcorraz (Diplodus annularis) é uma especie de peixe de agua marinha da familia dos Sparidae que pertence ao gênero Diplodus.
Sargo alcorraz é uma espécie-alvo da pesca comercial e, na Sicília e no Adriático, a pesca é semi-industrial, enquanto noutros é capturada na pesca artesanal. Também é alvo de pescadores recreativos .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do sargo alcorraz
Sargo alcorraz tem corpo profundo e comprimido com formato oval alongado. Sua nadadeira dorsal é sustentada por 11 espinhos e entre 11 e 13 raios moles enquanto há 3 espinhos e 11 ou 12 raios moles sustentando a nadadeira anal.
Existem 8 dentes semelhantes a incisivos na frente de cada mandíbula, com 1 a 3 fileiras de dentes semelhantes a molares logo atrás dos incisivos.
A cor geral é cinza prateado com tonalidade amarelada com um anel escuro quase completo ao redor do pedúnculo caudal logo atrás das nadadeiras dorsal e anal. As barbatanas pélvicas são amareladas e as outras barbatanas são claras.
Os juvenis apresentam barras escuras e o anel no pedúnculo caudal está completo. A dourada anular tem um comprimento total máximo publicado de 28 cm, Embora 13 cm seja mais típico, e um peso máximo publicado de 330 g.
Habitat do sargo alcorraz
A espécie é comum em toda a bacia do Mediterrâneo e no Mar Negro e também está presente mas menos comum nas faixas costeiras e ilhas do Atlântico oriental desde o Golfo da Biscaia até Marrocos .
É onipresente, na verdade pode ser encontrado em fundos marinhos rochosos ou arenosos, mas preferindo os prados Posidonia oceanica e Zostera.
É estritamente costeira e ocorre em profundidades entre 0 e 20 m (excepcionalmente até 100 m).
Reprodução do sargo alcorraz
É uma espécie hermafrodita protândrica , ou seja, desenvolve caracteres masculinos nas fases iniciais da vida e caracteres femininos nas fases mais avançadas.
A época de reprodução é variável: janeiro-março no Mediterrâneo oriental , abril-junho no Mediterrâneo ocidental , maio-agosto no alto Adriático e julho-setembro no mar Negro .
Alimentação do sargo alcorraz
O sargo alcorraz alimenta-se tanto de algas como de nemátodos , moluscos , pequenos crustáceos e equinodermos .
Pesca
É capturado com todas as técnicas de pesca esportiva que incluem o uso de iscas naturais e também, em grande abundância, com redes de emalhar.
Não tem valor comercial, devido à carne pouco saborosa, ainda que seja o ingrediente principal de algumas saborosas sopas de peixe (como o cacciucco Livornese ).