O saramugo (Anaecypris hispanica) é uma espécie de peixe de água doce que pertence à família Cyprinidae, tendo sido descrita no ano de 1866.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta é uma espécie ameaçada de extinção em Portugal e entre os fatores que ameaçam o saramugo estão a construção de reservatórios e a subsequente contenção de água, o que afeta inexoravelmente o regime de vida dessa espécie.
Características do peixe saramugo
O saramugo é uma espécie de água doce que atinge os 6 cm de comprimento padrão, com base de indivíduos de sexo indeterminado.
O seu peso pode variar entre 200g a 300g, ele tem grandes olhos que se destacam numa cabeça relativamente pequena.
Com relação ao corpo é fusiforme e lateralmente comprimido, com pontos negros nos flancos e reflexos prateados ou rosados na zona dorsal, e normalmente, as fêmeas têm maiores dimensões.
Alimentação
Esta espécie se alimenta principalmente de pequenos insetos e crustáceos, por isso depende das macroinvasadas e da vegetação do rio para sua subsistência.
Habitat
O saramugo habita em pequenos cursos de água, estreitos, pouco profundos e oxigenados, com corrente moderada a forte, em substrato grosseiro de cascalho ou pedra e com vegetação aquática imersa e ripária associada.
Ameaças
Como mencionado anteriormente esta é uma espécie ameaçada de extinção em Portugal e entre os fatores que ameaçam o saramugo estão a construção de reservatórios e a subsequente contenção de água, o que afeta inexoravelmente o regime de vida dessa espécie.
Onde encontrar o peixe saramugo
O saramugo encontra-se presente em Portugal, Espanha, onde é uma espécie nativa e bastante comum, ocorrendo apenas no sul do território, em alguns afluentes do rio Guadiana.