Saltador-do-lodo: características, reprodução, habitat, alimentação
O saltador-do-lodo (Periophthalmus) e um peixe de água salgada que pertence a família dos Gobiidae conhecido por ter a habilidade de ficar fora da água
Essa e uma espécie que capacidade de armazenamento de água nas câmaras branquiais por várias horas e modificações nas nadadeiras que viabilizam sua locomoção terrestre.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso são pequenos peixes que vivem no lodo, nas regiões costeiras tropicais e subtropicais do Indo-Pacífico e na costa ocidental de África, em ecossistemas como os mangais.
Características do saltador-do-lodo
O seu corpo está adaptado de forma a que possa viver fora da água. As suas brânquias funcionam como reservatórios de água, o que significa que pode continuar a respirar mesmo quando emerso.
As barbatanas peitorais são alongadas e espalmadas de modo a que possam mais facilmente deslocar-se na lama, as barbatanas pélvicas estão fundidas, formando uma ventosa que assiste na locomoção através de ramos de plantas.
Os olhos movem-se independentemente uns dos outros, permitindo a este animal olhar em direcções opostas
Reprodução do saltador-do-lodo
Com a escavação de fundas galerias em sedimentos macios, que ajudam o animal na termo regulação. Estas galerias também os ajudam a evitar predadores durante a maré alta, quando normalmente ficam submersos.
Além disso estas moradas subterrâneas servem de maternidades, uma vez que é ali que os Periophthalmus desovam e guardam os ovos até à eclosão.
Habitat do saltador-do-lodo
O saltador-do-lodo são pequenos peixes que vivem no lodo, nas regiões costeiras tropicais e subtropicais do Indo-Pacífico e na costa ocidental de África, em ecossistemas como os mangais.
Alimentação
Essa espécie e um carnívoro oportunista, alimentando-se de pequenos caranguejos e outros artrópodes.
Fotos do saltador-do-lodo
Distribuição geográfica do saltador-do-lodo
O saltador-do-lodo se distribui desde os mangais e no lodo costeiro da África oriental e Madagáscar até ao Sueste Asiático, norte da Austrália, sul da China e do Japão, até às ilhas Samoa e Tonga.