Salmão-rosado peixe: características, reprodução, alimentação e habitat
O salmão-rosado (Oncorhynchus gorbucha) é um peixe de água doce que pertence a família Salmonidae e do género Oncorhynchus, conhecido popularmente de salmão-rosa.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o salmão-rosado é o menor e mais abundante salmão do Pacífico é caracterizado pela sua carne rosada e uma textura tenra e suave.
Esta espécie é utilizada para enlatados, embora, à medida que se tornou popular como uma variedade pequena e barata, seja cada vez mais utilizada fresca ou congelada.
Características do salmão-rosado
O salmão-rosado é a menor espécie de salmão existente, com comprimento médio de 60 cm. É um peixe prateado que nasce na água doce, mas que se desloca para a água salgada para se alimentar e crescer.
Apesar de seu pequeno porte, ainda é muito popular na culinária mundial, tendo uma carne rosa-clara e de sabor suave que é altamente comercial.
O peixe é caracterizado por boca branca com gengivas pretas, sem dentes na língua, grandes manchas pretas ovais no dorso, cauda em forma de V e barbatana anal com 13-17 raios moles.
Alimentação
O salmão-rosado juvenil consome invertebrados e zooplâncton e os adultos alimentam-se de uma variedade de plâncton, invertebrados e pequenos peixes.
Habitat
Esta espécie de salmão habita em água fria com uma faixa de temperatura preferida de 5,6 a 14,6 °C, uma temperatura ideal de 10,1 °C e uma temperatura letal incipiente superior de 25,8 °C.
Fotos do salmão-rosado
Onde encontrar o salmão-rosado
O salmão-rosado é uma espécie de peixe encontrado nas águas e rios costeiros do Pacífico e Ártico, desde o rio Sacramento, no norte da Califórnia, até o rio Mackenzie, no Canadá; e no oeste do rio Lena na Sibéria até a Coreia e Honshu no Japão.