Ruivaca ( Alburnus alburnus ) é um pequeno peixe grosseiro de água doce da família dos ciprinídeos que pertence ao gênero Alburno.
Um dos peixes brancos mais comuns, o baluarte costumava ser um peixe de alimentação popular .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Por exemplo , foi comercializado como uma especialidade regional na área de Neusiedler See, antes de ser substituído por cavala importada na década de 1970 .
Características do ruivaca
O corpo do ruivaca é alongado e plano. A cabeça é pontiaguda e a boca relativamente pequena é voltada para cima. A barbatana anal é longa e tem 18-23 raios de barbatana.
A linha lateral está completa. O sombrio tem uma cor prateada brilhante e as barbatanas são pontiagudas e incolores. Seu comprimento máximo é de cerca de 25 cm.
Na Europa, o sombrio pode ser facilmente confundido com muitas outras espécies. Na Inglaterra , o jovem bream comum e o silver bream podem ser confundidos com os jovens sombrios.
Embora a boca pontiaguda e voltada para cima do sombrio já seja distinta nos estágios jovens. Barata jovem e ruffe têm corpos mais largos e barbatanas anais curtas.
Habitat do ruivaca
A desolação ocorre na Europa e na Ásia Ocidental: ao norte do Cáucaso , Pirineus e Alpes , e a leste em direção à bacia do Volga , no norte do Irã e no noroeste da Turquia .
Está ausente das penínsulas ibéricas e dos Apeninos , dos rios da bacia hidrográfica do Adriático nos Bálcãs e na maioria das Ilhas Britânicas, exceto no sudeste da Inglaterra. No entanto , é introduzido localmente na Espanha , Portugal e Itália .
Reprodução do ruivaca
O ruivaca desova perto da costa em águas rasas. Alguns são encontrados em águas profundas. O substrato não é importante.
Alimentação do ruivaca
O ruivaca alimenta-se de pequenos moluscos , insetos que caem na água, larvas de insetos , vermes , pequenos mariscos e detritos vegetais .
Estado de conservação
A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) lista o sombrio como atualmente de menor preocupação em sua Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas devido à sua ampla distribuição e ameaças desconhecidas .