Ruffe eurasiano ( Gymnocephalus cernua ) é uma especie de peixe da família dos Percidae que pertence ao gênero dos Gimnocéfalo.
Foi introduzido nos Grandes Lagos da América do Norte , supostamente com resultados infelizes, pois é invasivo e está se reproduzindo mais rápido do que outras espécies.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Seus nomes comuns são ambíguos – “ruffe” pode se referir a qualquer membro local de seu gênero Gymnocephalus , que como um todo é nativo da Eurásia .
Características do Ruffe eurasiano
O ruffe eurasiano geralmente atinge um comprimento de 12 a 15 cm, o comprimento máximo é de 25 cm, o peso máximo é de 400 g. Seu corpo é um pouco alto, a altura do corpo é de 24 a 27% do comprimento padrão e coberto por escamas com crista .
A fenda da boca é tão longa quanto o diâmetro dos olhos ou ligeiramente mais curta. A cobertura branquial tem um espinho longo e forte, o progill cobre vários espinhos curtos.
Na parte inferior da cabeça existem fossas mucosas planas e redondas que podem perceber estímulos de movimento além do órgão da linha lateral . Em contraste com a perca ( Perca fluviatilis) a barbatana dorsal do ruffe é indivisa. O número de vértebras é de 35 a 36.
Os rufos são de cor marrom-oliva a verde-acinzentado e cobertos por manchas irregulares escuras, os flancos são amarelados. O peito brilha avermelhado, o ventre é esbranquiçado ou verde claro.
Habitat do Ruffe eurasiano
Difundido nas águas doces europeias, da França à Sibéria , foi frequentemente introduzido para a pesca esportiva na Itália, Canadá, EUA e outros países europeus.
Como espécie exótica , causa danos consideráveis aos ecossistemas . Localiza-se em lagos, lagoas e rios, longe das correntes. Prefere águas profundas com fundos de areia e cascalho.
Reprodução do Ruffe eurasiano
Os ovos, de cor branca ou amarela, são depositados nas rochas e na vegetação aquática em águas rasas.
O tamanho e o número de ovos, a fecundidade e a razão sexual parecem diferir nos ambientes eutróficos , em relação aos da perca, em detrimento desta última neste caso.
Alimentação do do Ruffe eurasiano
O ruffe eurasiano alimenta-se de zooplâncton , larvas de mosquitos , vermes, anfípodese os peixes desovam e fritam.
Comportamento
O ruffe eurasiano vive em pequenos grupos em águas ricas em nutrientes, estagnadas ou de movimento lento, especialmente em regiões com fundos arenosos, e é bastante resistente à poluição da água .
É mais comum nos estuários de grandes rios e em regiões costeiras salobras com salinidade de até 12 ‰. Quando encontrado junto com o poleiro, o ruff prefere camadas de água mais profundas.