Rosáceo peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O rosáceo (Hyphessobrycon erythrostigma) é um peixe ornamental de água doce que pertence a família Characidae, popularmente conhecido como tetra coração sangrando.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Essa espécie de tetra é bastante popular no aquarismo por conta de sua rusticidade e beleza, pois pode ser facilmente confundido com outros “tetra sangue” como o Hyphessobrycon socolofi e Hyphessobrycon pyrronhotus. Todos possuem uma mancha avermelhada.
Características do peixe rosáceo
O rosáceo é um peixe de pequeno porte mede cerca de 6cm, a barbatana dorsal dos machos pode se tornar longa e fluida.
Os dois sexos têm a mancha vermelho sangue atraente na área peitoral. Os dois também têm a mancha preta e branca na barbatana dorsal.
Os machos possuem uma nadadeira dorsal e caudal maior, já as fêmeas são mais curtas e arredondas, enquanto ao seu corpo o macho tem forma retilínea e a fêmea forma roliça.
Habitat
O peixe rosáceo habita em curso de aguas lentas, braços laterais e lagos, também próximo de raízes, galhos caídos e submersos e densa vegetação ciliar ou plantas aquáticas.
Onde encontrar o peixe rosáceo
O peixe rosáceo pode ser encontrado na América do Sul, alto da bacia do rio Amazonas próximo as três fronteiras do Brasil, Peru e Colômbia.
Criação do peixe rosáceo em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho mínimo exigido é de 54 litros de agua.
Parâmetros da água
-Temperatura: 24°C a 28°C
-Dureza: 4 a 12
-pH: 4.0 a 7.2
-Estimativa de vida: 5 anos
Decoração do aquário
A decoração do aquário não é crítica para as espécies, mas são mais coloridas quando mantidas em um aquário densamente plantado. Raízes e folhas secas podem ser adicionadas (opcional).
Reprodução no aquário
Ovíparo. Nas primeiras horas da manhã, o macho levará a fêmea a liberar os ovos, que serão fertilizados e a maioria deles irá para o solo.
Eles eclodem em até três dias e as larvas nadam livremente em até 48 horas, os pais não demonstram cuidado parental.
Alimentação
O rosáceo é um peixe onívoro, e se alimenta de vermes, crustáceos, insetos e secundariamente plantas.
Já em aquário aceitará sem nenhum problema alimentos secos e vivos.
Temperamento / comportamento
O rosáceo é um peixe bastante pacifico e gregário, mas podem ser territórialistas quando a frente de outros machos ou espécies de formato e cor semelhante, com outras espécies de peixes são pacíficos.
Compatibilidade
Mantenha o rosáceo em grupo de pelo menos seis indivíduos. Pois a interação entre machos rivais é fascinante e sua cor é realçada quando disputam a atenção das fêmeas.