Robalo peva peixe: características, reprodução, alimentação e habitat
Robalo peva (Centropomus parallelus) é um peixe de água salgada e salobra que pertence a família Centropomidae, conhecido também como camorim-corcunda.
Além disso, assim como as outras espécies do gênero, os robalos são importantes na subsistência de comunidades caiçaras e também bastante apreciados na pesca esportiva.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe robalo peva
O robalo peva é um peixe que tem cerca de 30 centímetros, mas há registros de espécimes com até 72 centímetros e 5 quilos.
Assim como os demais robalos, o robalo peva tem cabeça grande com um focinho longo, abas e os olhos grandes posicionados lateralmente.
Com relação ao corpo é castanho-amarelado a castanho-avermelhado, e tem um brilho prateado nos lados e na barriga e uma linha escura ao longo da linha lateral.
Reprodução do peixe robalo peva
Esta espécie de peixe migram para o oceano apenas em épocas de reprodução (catádromo), pois os espermatozoides só se tornam ativos em águas com alta salinidade.
A espécie apresenta desova parcelada sincrônica, podendo desovar mais de uma vez ao ano ou seja, todos os alevinos nascem macho e, alguns, a maioria, se transformam, com cerca de 3 anos de idade, em fêmeas.
Habitat
O Robalo-peva habita nos manguezais, principalmente em meio às raízes de mangue, onde se esconde de predadores maiores ou se embosca para caçar.
Distribuição geografica
O Robalo-peva é encontrado em boa parte da costa oeste do Atlântico, principalmente desde a Golfo do México a Santa Catarina.