Rivulus marmoratus (Kryptolebias marmoratus) esse e um peixe que vivem em águas salgada e salobras e pertence a família dos Cyprinodontiformes
Devido à sua homozigosidade genética, este peixe é frequentemente objeto de toxicologia e pesquisa genética. O cativeiro é fácil de manter em irmãos que são quase manguez capazes de produzir.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Juntamente com um ciclo de vida curto, essas características tornam este estudo de toxicidade de potenciais peixes poluentes ideal.
Características do Rivulus marmoratus
O rivulus marmoratus tem um corpo alongado, delgado, achatado dorso-ventralmente com uma barbatana caudal arredondada.
Ambas as barbatanas dorsal e anal são incorporadas bem para trás no corpo com a origem da barbatana dorsal diretamente posterior à barbatana anal.
A cabeça e o corpo são manchas marrom-escuros ou castanho-escuros, com pequenas manchas escuras e salpicos no corpo, principalmente nas laterais.
A superfície dorsal é sempre mais escura que a superfície ventral cremosa. A cor do corpo é reflexo do habitat, com clara interpretação de sedimentos de utilização clara e áreas mais escuras em ambientes com substrato serrapilheira escura.
Habitat
O rivulus marmoratus é principalmente uma espécie de água salgada ou salobra, com ocorrência limitada em água doce. Pode tolerar salinidades de 0-68 partes por mil.
Nos Everglades e ao longo da costa oeste da Flórida, esse peixe ocorre em lagoas e pântanos estagnados e sazonais, bem como em valas de mosquitos em habitats de mangue.
Alimentação do Rivulus marmoratus
O rivulus marmoratus é oportunista quando confinado a tocas de caranguejo. Formigas e insetos voadores, bem como invertebrados aquáticos, como vermes poliquetas, gastrópodes, moluscos e larvas de mosquito
Reprodução do Rivulus marmoratus
Funcionando como hermafroditas, o manguezal rivulus é capaz de fertilizar seus próprios ovos internamente, produzindo descendentes viáveis. Cada peixe hermafrodita produz tanto espermatozóides quanto óvulos em seus ovotestes.
Distribuição geográfica
O Rivulus marmoratus é encontrado nas porções tropicais e subtropicais da bacia do Atlântico ocidental/Caribe do centro da Flórida às Bahamas e Caribe, ao sul do Brasil, incluindo Yucatán e Venezuela. Esta faixa é bastante paralela à faixa do mangue vermelho